7 dicas para aumentar o fluxo de clientes em sua loja

Se a sua intenção é aumentar o fluxo de clientes na sua loja, este artigo é uma leitura obrigatória. Reunimos aqui dicas rápidas e práticas que você pode adotar hoje para aumentar a sua receita!

O grande objetivo de qualquer empresa é descobrir como vender mais e fechar mais negócios, de forma mais eficiente. Para isso, é essencial entender como aumentar o fluxo de clientes na sua empresa.

Entretanto, você deve saber que nem sempre uma grande circulação de pessoas significa um aumento na sua receita. É preciso saber aproveitar as oportunidades que chegam até você.

É por isso que no post de hoje separamos algumas dicas essenciais para ajudá-lo nessa importante tarefa.

Confira!

Para aumentar o fluxo de clientes siga as 7 dicas abaixo:

1. Defina o público-alvo

Ao abrir o seu negócio, você provavelmente pensou em oferecer um serviço ou produto para atender às necessidades e desejos de um grupo de pessoas.

Mas você sabe quem é esse público-alvo?

Conhecer seu público significa entender como ele se comporta, o que ele gosta, quais as dificuldades ele enfrenta e, principalmente, o que você deve fazer para atraí-lo e cativá-lo.

Portanto, não deixe de fazer pesquisas periódicas para definir e conhecer as pessoas para quem você quer vender. Para fazer isso, você pode recorrer a algumas ferramentas, como por exemplo:

  • Estatísticas dos seguidores das suas redes sociais;
  • Registros das últimas pessoas que fecharam negócio com você;
  • Perfil dos clientes mais antigos ou daqueles que normalmente visitam mais a sua loja.

Assim, fica muito mais fácil elaborar ações efetivas para aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

2. Divulgue promoções

Você conhece alguém que não goste de uma boa promoção?

Essa é uma estratégia infalível para atrair clientes, e você deve usá-la a seu favor. Você pode, inclusive, aproveitar o calendário de vendas para oferecer promoções irresistíveis: além de aumentar o fluxo de clientes, você pode até aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

Mas preste atenção!

Nem todos os empreendedores costumam gastar o seu tempo estruturando promoções. Muitos acreditam que um desconto é o suficiente, mas uma promoção vai muito além disso.

Primeiro, você deve pensar no seu objetivo primário: é atrair mais clientes para a sua loja? Renovar o seu estoque? Promover o lançamento de um novo produto?

Tudo isso vai impactar no direcionamento da sua promoção. Abaixo, listamos algumas ideias que podem ser aplicadas em praticamente qualquer negócio:

  • Cupons de desconto (que também podem ser virtuais);
  • Promoções na web, por meio de anúncios no Google (veja aqui como fazer), Facebook e Instagram;
  • Amostras grátis ou um trial do seu produto.

3. Valorize os seus clientes antigos

Na vontade de atrair novos consumidores, é comum que os empresários se esqueçam de manter uma relação de proximidade com os antigos clientes, o que pode acabar levando-os para a concorrência.

Portanto, na hora de bolar uma nova estratégia, guarde sempre novidades que premiem a fidelidade!

Lembre-se que é muito mais caro para um negócio conquistar novos consumidores do que manter a base atual fiel à sua marca, então não tenha medo de investir nessa estratégia.

4. Invista na fachada

A fachada é fundamental para aumentar o fluxo de clientes: uma boa vitrine e identidade visual, por exemplo, são fundamentais.

É por isso que, às vezes, é necessário mudar a disposição dos produtos e materiais de divulgação, aproveitar as épocas de movimento e criar decorações temáticas, além de, é claro, expor o seu letreiro da melhor forma, fazendo um bom uso de materiais, cores e luzes.

Aqui, vale a sabedoria popular: a primeira impressão é a fica! Isso vale também para as suas redes sociais, afinal muitos clientes podem chegar até você por meio delas. Já pensou se eles encontram os seus perfis desatualizados ou descuidados em termos de design ou de texto?

Você vai passar uma má impressão e pode até mesmo perder tráfego na sua loja.

5. Aposte no layout da loja

De nada adianta investir na fachada e esquecer do layout do interior do seu negócio.

Considere seu público-alvo e não se esqueça de oferecer a eles o fácil acesso aos produtos, com corredores que permitam a circulação de cadeirantes e mulheres com carrinhos de bebê, iluminação que favoreça o que é oferecido, identificação de setores e marcas, entre outros fatores.

Esse cuidado com o layout vai fazer com que o cliente se sinta bem na hora da compra e, assim, ele vai buscar repetir a experiência. Resultado? Mais clientes satisfeitos comprando de você!

6. Foque no atendimento

Sua equipe de vendas deve ser a personificação da sua marca.

Isso significa que eles não apenas devem estar prontos para receber o dinheiro, mas também para atender os clientes nos mais diversos estágios da decisão de compra.

Nem sempre os prospectos chegam até você com a decisão de compra formada. Se você não tem um blog ou redes sociais com publicações úteis e recorrentes, é preciso delegar essa tarefa aos seus colaboradores.

Isso significa que é dever deles responder todas as suas dúvidas dos clientes, presencialmente, por telefone ou através das redes sociais e saber as informações sobre produtos, políticas da loja e formas de pagamento.

Procure fazer treinamentos e avaliações constantes e ajude seus funcionários a serem sempre profissionais melhores. Assim, não apenas eles, mas você, seu negócio e sua clientela saem ganhando.

7. Invista em marketing digital

Hoje em dia, o investimento nas propagandas online é essencial. A facilidade no acesso faz com que as redes sociais e sites sejam ótimos canais para estabelecer a sua marca diante do seu público-alvo.

Descubra quais os lugares que seus clientes estão e esteja presente!

É esse conselho que costumamos dar para as empresas que nos procuram para realizar um diagnóstico. Estar onde o seu cliente está e oferecer conteúdos úteis é o mínimo que você pode fazer para marcar presença no mundo digital e ser notado.

Caso você se interesse pelo assunto, separamos alguns artigos que podem te auxiliar a começar a elaborar estratégias de marketing digital por conta própria:

Aumentar o fluxo de clientes pode até dar um certo trabalho, mas os resultados são compensadores! Pesquise, planeje e invista para poder conquistar e fidelizar sua clientela. Ficou com alguma dúvida ou quer dividir suas experiências? Compartilhe conosco nos comentários!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.

Leave a Reply