Anunciar no Google vale a pena? 11 motivos para fazê-lo!

Em tempos em que a internet já alcançou 82,7% dos lares brasileiros, anunciar no Google é cada vez mais uma estratégia necessária para alavancar as vendas.

Isso porque, o maior buscador do mundo possui fortes vantagens quando se trata de realizar anúncios pagos, e os números não mentem.

Ficou curioso para saber mais sobre como anunciar no Google e as vantagens dessa ferramenta? Então, confira este artigo que preparamos para você!

Números do Google

Nos últimos anos, 90% das pesquisas brasileiras foram realizadas através do Google. Além disso, 30% das receitas de publicidade no mundo são provenientes desse buscador, que movimentou 41 bilhões de reais para os anunciantes brasileiros somente em 2018.

Aproximadamente 1,5% das companhias pelo mundo divulgam a sua marca no Google, que soma uma média de 6 bilhões de visualizações de anúncios por dia.

E ainda, 95% de toda a renda do Google é proveniente de anúncios, somando mais de 75 bilhões de receita anual.

Somente no quarto trimestre de 2020, o Google gerou uma receita recorde de 56,9 bilhões de dólares a nível global, um avanço de 23% sobre o mesmo período do ano anterior.

Como anunciar no Google

Para anunciar no Google é preciso abrir uma conta no Google Ads, que é a plataforma de anúncios pagos do buscador. Utilizando os recursos disponíveis, você pode divulgar seus serviços ou produtos por meio de diversas campanhas.

Inicialmente chamado de Google Adwords, a plataforma de anúncios foi lançada em meados dos anos 2000. Ao longo do tempo, as funcionalidades estão sendo aperfeiçoadas.

A solução é muito procurada porque com ela é possível elevar o número de visitantes no seu site. Isso aumenta as chances de conversão em vendas, ao mesmo tempo que fortalece a sua marca. A efetividade da ferramenta é comprovada diariamente por empresas de todos os portes e segmentos.

Tipos de anúncios no Ads

Com os aperfeiçoamentos na plataforma de anúncios do Google, importantes mudanças aconteceram para melhorar a performance e o alcance das divulgações. 

Agora é possível, por exemplo, fazer ajustes na sua campanha para ser encontrado em diversas regiões distintas. 

Formatos de Anúncios

Para otimizar os seus resultados de anúncios na rede de pesquisa, é necessário ter um cuidado especial com as palavras-chaves. Elas serão a base da sua estratégia de marketing digital no Google Ads.

Suponhamos que o seu negócio seja uma loja de celular em Ribeirão Preto, São Paulo. Assim, você pode usar como palavras-chave “loja de celular em Ribeirão Preto” e colocar a geolocalização do anúncio para a região.

Esse formato é ideal para atrair leads que estão procurando soluções, produtos e serviços.

A boa notícia é que você paga apenas por clique e, no caso das palavras-chave não serem muito concorridas, é possível obter um excelente custo x benefício.

Isso otimiza o seu Retorno sobre Investimento (ROI), elevando as chances de sucesso do negócio.

Quanto custa anunciar no Google

Já pensou em fazer um anúncio altamente efetivo e sem nenhum valor mínimo para investir? Isso é possível ao anunciar no Google porque a plataforma não exige valor mínimo para investimento.

Logo, é possível investir conforme as condições financeiras do seu negócio. Tudo isso alinhado com os objetivos de marketing traçados em um planejamento inicial.

Assim, você aproveita o seu investimento da melhor forma possível, dispondo o  orçamento por dia ou por campanha. Dessa forma é possível escolher a modalidade que melhor se adequar à sua estratégia de marketing.

A plataforma disponibiliza diversos canais para você anunciar o seu site além do Google Ads. Alguns deles são:

  • YouTube;
  • Google Display;
  • Gmail;
  • Google Shopping, entre outros.

11 motivos para anunciar no Google

Até aqui você já deve ter percebido que anunciar no Google traz um retorno muito mais eficiente se comparado a outras estratégias, como as mídias offline, não é mesmo?

Além de você pagar por cliques, é possível testar a estratégia e mudá-la, caso ela não esteja sendo efetiva. E tudo isso em um curto espaço de tempo.

A dinâmica do buscador Google é oferecer informações sobre seus produtos ou serviços para quem está buscando por eles.

Ele faz isso utilizando cookies e palavras-chave que, como adiantamos, colaboram para determinar quando e onde os anúncios serão exibidos.

Assim, o Google ainda melhora a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que eleva as suas chances de vendas.

Veja a seguir os 11 motivos para anunciar no Google!

1. Mais visibilidade

Segmentar a audiência dará a você uma grande efetividade em seus anúncios online, aumentando a sua visibilidade para aqueles usuários que buscam por soluções alinhadas com o seu negócio.

Como consequência, você eleva as chances de conversão em vendas.

2. Maior agilidade

Diferentemente das mídias tradicionais, uma campanha pode ser criada e aprovada pelo Google no mesmo dia em que você cria o anúncio.

Isso confere muito mais agilidade para as suas campanhas de marketing digital, elevando os seus resultados.

3. Aumento do tráfego em seu site

Com a segmentação, você pode levar as pessoas certas para o seu site. Com isso, é possível apresentar de forma mais consistente os seus produtos e serviços, o que eleva as chances de efetivar vendas.

4. Mais comodidade para os usuários

Os benefícios de anunciar no Google também valem para os usuários.

Isso acontece porque eles não precisarão empregar muito tempo em suas buscas na web, sendo apresentados a produtos e serviços alinhados com as suas necessidades.

5. Todas as empresas podem anunciar

Independente do porte ou segmento das empresas, desde que tenham uma página de destino, todas podem anunciar no Google.

Além disso, ao divulgar na plataforma, quanto maior o valor que você investir e a frequência realizada em suas divulgações, maior será o seu retorno. 

Outra vantagem é que você define o orçamento a ser investido. Assim, não importa se a sua empresa é uma grande corporação ou uma loja de bairro.

Usando as estratégias certas, é possível otimizar o seu investimento.

Vale ressaltar que, quanto mais você segmentar o seu anúncio —  por idade, localização, palavras-chave  —  maior serão os seus resultados.

6. Pagamento por clique

Uma das grandes vantagens de anunciar no Google é que você apenas paga por clique ou visualizações em seu anúncio. 

Portanto, caso o usuário tenha pesquisado a palavra-chave que você estabeleceu, mas não clicou no seu anúncio, o Google não cobra nada por isso.

A plataforma ainda possibilita que você pague por:

  • por impressões (CPM);
  • clique (CPC) ou;
  • por visualização (CPV), no caso de campanhas de vídeos.

7. Segmentação

Como adiantamos, a segmentação é um dos principais benefícios para você otimizar a sua verba ao anunciar no Google.

Além da localização, o público-alvo também pode ser selecionado, por exemplo, pela idade e até pelo idioma.

8. Programação  personalizada (dias, horários e frequência)

Se você sabe os dias e horários que a sua audiência está online, então pode aproveitar esse dado para que os anúncios alcancem o maior número de usuários.

Isso porque, ao anunciar no Google, você pode escolher os horários ou os dias da semana em que seus anúncios poderão ser exibidos.

Além disso, a periodicidade com que eles aparecerão também pode ser selecionada com antecedência.

9. Segmentação por Dispositivos

A tecnologia móvel está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, o Google possibilita que os anúncios sejam exibidos em diversos dispositivos como:

  • Computadores;
  • Smartphones;
  • Tablets.

Quando você configura os anúncios na plataforma, pode decidir  em quais formatos ela quer que sejam incluídos.

10. Ótimo custo x benefício

Quando comparado às outras mídias, é muito mais barato anunciar no Google Ads do que em anúncios off-line, como TV e rádio, por exemplo.

Além disso, caso a sua audiência seja jovem, é muito mais efetivo colocar a verba no online, pois a presença do seu público-alvo é muito maior nesses dispositivos.

11. Desempenho de anúncios no Google

Uma das grandes vantagens das ferramentas do Google é que é possível saber o número de usuários que visualizam seu anúncio.

Com isso, você pode melhorar a sua estratégia, analisando o perfil do cliente que mais tem afinidade com sua campanha.

Além disso, os anúncios que apresentam mais resultados poderão ser sua prioridade.

Já os que estão com o desempenho abaixo do esperado poderão passar por alguns testes, até que estejam alinhados para atrair o público desejado.

Anunciar no Google é relevante para o seu negócio?

Caso o seu objetivo seja aumentar suas vendas de forma rápida, a plataforma com certeza é a melhor solução.

Isso porque é possível investir em uma audiência altamente qualificada, com os seus anúncios aparecendo para aquelas pessoas que procuram por produtos ou serviços alinhados com o seu negócio. 

Portanto, considerando a jornada de compra do consumidor, anunciar no Google é ter a possibilidade de gerar visitantes para o seu site, o que é extremamente relevante. Dessa forma, você aumenta de forma significativa as oportunidades de fechamento de uma venda. 

Gostou deste artigo sobre 11 motivos para anunciar no Google? Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.