SEO para busca local: aprenda como usar para atrair mais clientes!

SEO é a sigla para Search Engine Optimzation, ou  otimização para mecanismos de busca em português.

Essa estratégia consiste em um conjunto de técnicas que têm o objetivo de melhorar o posicionamento online de um negócio nos mecanismos de busca. O SEO local, por sua vez, é uma estratégia mais direcionada, que utiliza outras técnicas para ajudar o usuário a encontrar um negócio de qualidade no local em que ele precisa. Trata-se, portanto, de duas estratégias complementares, visto que o objetivo de ambas é atrair mais clientes e gerar mais vendas.

Para ajudar você a atingir esse objetivo, trouxemos aqui algumas dicas para usar o SEO para busca local com o objetivo de atrair mais clientes. Confira!

Por que o SEO para busca local?

Ao investir em uma estratégia de SEO local, uma das primeiras vantagens é que você consegue atrair um público mais qualificado e mais preparado para a compra. No caso de uma loja física, um restaurante ou uma instituição de ensino, a presença do cliente é indispensável, sendo necessário atrair quem está por perto.

Quem tem uma loja física em uma cidade, por exemplo, provavelmente não vai querer atrair quem está em outro estado. Sendo assim, uma estratégia de SEO local também é útil para ajudar a direcionar os esforços do negócio em atrair mais clientes.

Outro ponto que justifica o investimento nessa estratégia é o fato de que, ao segmentar o público, há menos concorrência. Conseguir um melhor posicionamento incluindo a cidade ou bairro na palavra-chave é mais fácil que fazê-lo de maneira genérica.

Embora “onde comprar sapatos em Recife” tenha menos buscas do que “onde comprar sapatos”, a primeira opção permite um ranqueamento mais fácil e mais direcionado para o público de interesse.

De uma maneira geral, isso leva a melhores resultados de vendas e a uma chance maior de fidelizar os clientes.

Como usar e atrair mais clientes?

Já que o aumento nas vendas é um dos possíveis benefícios trazidos pelo SEO para busca local, o quanto antes seu negócio começar a investir nele, melhor. Para acertar em cheio, algumas dicas incluem:

1. Adicione as informações do seu negócio

Tratando-se de SEO local, um dos elementos que pesam a favor do seu negócio é a presença de informações de contato. Elas devem estar atualizadas e devem conter nome, endereço, telefone local e e-mail.

Prefira utilizar esses dados em forma de texto e não de imagem, já que os algoritmos de ranqueamento não conseguem ler imagens. Se houver qualquer mudança em um desses elementos, atualize o quanto antes.

2. Inscreva-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que permite a exibição de detalhes de cada empreendimento quando há uma busca. São mostradas questões como horário de funcionamento, site, endereço e telefone de contato.

Além de isso melhorar o posicionamento do site, também aumenta o tráfego e gera mais oportunidades, especialmente em relação a negócios que não sejam cadastrados.

3. Use palavras-chave locais

Quando o assunto é SEO, o uso de palavras-chave é imprescindível. Tratando-se de uma estratégia local, as palavras-chave devem seguir essa mesma tendência.

Pesquise o que faz sentido para a sua região de interesse, como eventos, locais turísticos, características da região e assim por diante.

Isso vai atrair mais facilmente os clientes e vai gerar melhores resultados.

4. Invista nas avaliações

Considerando que 90% dos consumidores são influenciados por avaliações online, vale a pena investir na captação dessas avaliações. O melhor é centralizá-las em uma plataforma, como TripdAdvisor, Yelp ou mesmo o Google, dependendo do que fizer mais sentido para o seu negócio.

Em alguns serviços é possível estimular a obtenção dessas opiniões, então se for o caso relembre seus clientes dessa possibilidade. Com bons resultados, é possível construir credibilidade para o negócio, melhorando sua presença online.

O SEO local é uma ótima oportunidade para atrair clientes mais qualificados para a compra. Então, ao colocar em prática essas estratégias, o seu negócio vai ganhar novas oportunidades de crescer.

Quer ter mais dicas imperdíveis para o seu negócio? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!

  • Última atualização: 27 de maio de 2020
  • Tags:
Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.