10 truques para aumentar o número de acessos no site!

Você está satisfeito com os acessos que o site da sua empresa tem recebido? De nada adianta colocar uma página no ar, se ninguém acessa o seu conteúdo. Mas como aumentar o número de acessos no site?

É importante parar para pensar nisso, já que você fez um investimento e certamente, espera um retorno. Muitas empresas pagam pela criação de um site, mas se esquecem de melhorá-lo. Essa lacuna pode ser o seu diferencial para atrair mais clientes e gerar mais vendas!

Pensando nisso, separamos 10 truques simples que você pode aplicar hoje mesmo para aumentar as visitas do seu site! Acompanhe!

1. Faça o seu site aparecer no Google

Os especialistas chamam a otimização de websites para mecanismos de busca, como o Google e Yahoo, de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se se uma série de estratégias que fazem com que o seu site apareça entre os primeiros colocados na busca feita pelo público, o que ajuda a aumentar o número de acessos no site.

SEO é um assunto extenso, mas isso não significa que você não possa deixar o seu site mais visível e, com isso, receber mais cliques. Para isso, siga estas dicas:

Palavras-chave

O conteúdo do seu site deve ser pensado sob a ótica dos seus visitantes. Separe uma lista de palavras relacionadas ao seu negócio e use-as moderadamente nas páginas do seu site.

Título e posts otimizados

Você precisa estimular as pessoas a consumirem o seu conteúdo. Para isso, os seus títulos precisam ser chamativos e resumir perfeitamente o que virá em seguida. Além disso, o seu conteúdo precisa ser útil e estar totalmente de acordo com regras gramaticais.

URLs amigáveis e simples

Da mesma forma que o título, a sua URL (endereço que aparece na barra superior do seu navegador) precisa ser facilmente compreendida pelo seu público e também pelo Google. Caso você não domine esse assunto, poderá contar com ferramentas como o Yoast. Através dela, muitos empresários conseguem aumentar o número de acessos no site.

Link Building

Trabalhar com links internos e externos auxilia a aumentar os números de acessos no site. Para isso, tente criar conteúdos que se complementem e insira links nos seus conteúdos. Além disso, procure inserir links para outras páginas externas e de relevância, como outros blogs, por exemplo.

Velocidade de carregamento da página

Fique atento ao tempo que o seu site leva para carregar! Você deve considerar que nem todo mundo conta com a mesma velocidade de internet. Fatores como fontes, tamanhos da imagem e qualidade do servidor em que o site está hospedado.

Conteúdo de valor

Pense na quantidade de sites que estão na web. Você precisa se destacar dos demais e isso é possível através da criação de conteúdos de valor para os seus visitantes. Seja útil e veja o seu site se destacar no Google.

2. Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são ótimos veículos para compartilhar os conteúdos e, com isso,  aumentar o número de acessos no site. Essas ferramentas conseguem popularizar o negócio e atrair potenciais clientes, especialmente por meio dos botões de “call to action” nos posts no Facebook e no Instagram.

Quem deseja aumentar o número de acessos no site deve começar a gerar tráfego por meio das redes sociais. Deixe que o seu público saiba das novidades do seu site por meio dos seus perfis no Facebook e Instagram.

3. Cadastre os seus visitantes

Uma das melhores ferramentas para aumentar o número de acessos no site é o cadastro dos visitantes, também conhecida como Newsletter ou Assinatura.

Quando um visitante acessa seu site ou blog, pode optar por se cadastrar para receber as novidades por e-mail. Assim que receber algo de seu interesse, ele voltará ao site por espontânea vontade.

Seguindo esta dica, além de conseguir aumentar o número de acessos no site, você vai ter uma base de e-mails para relacionamento.

4. Tente publicar como convidado em outro site

A publicação como convidado  é uma estratégia ótima do marketing digital que ajuda a aumentar o número de acessos no site. O raciocínio é bastante simples. Publicar conteúdo relevante no blog de outra empresa aumenta seu alcance, uma vez que ela já possui uma audiência própria que pode estar interessada na sua marca.

Se você possui uma empresa especializada em roupas esportivas, pode ser interessante falar para os clientes de uma academia. Quando a publicação interessa ao público, ele adota uma postura ativa em relação a quem escreveu.

5. Crie um blog e faça publicações frequentes

O blog é uma ferramenta que se destina a hospedar conteúdos de interesse do público. É mais fácil atrair novos clientes quando você produz conteúdos úteis e de qualidade. Esse é o motivo pelo qual o blog é considerado uma das melhores ferramentas para captação e para aumentar o número de acessos no site corporativo.

Para que isso aconteça, é preciso fazer publicações freqüentes. Você pode designar este trabalho a algum colaborador, contar com redatores freelancers ou, até mesmo deixar que uma empresa especializada em marketing de conteúdo crie essas publicações para você.

6. Envie os seus conteúdos por e-mail

O e-mail marketing é uma ferramenta eficiente que é menosprezada por muitas pessoas, apesar das excelentes estatísticas que apresenta. Considerando que quase todo mundo utiliza e-mail e que 72% o escolhem como melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas, seria uma bobagem não enviar seus conteúdos para sua mailing list.

Essa é uma forma excelente de se conectar com um potencial cliente, que possui interesse no que você oferta. Com o aumento da interação, é muito mais provável que ele procure mais informações sobre sua empresa. Por isso, aumente as visitas do seu site enviando e-mails regulares ao público interessado.

7. Tente criar anúncios no Google

O Google possui uma ferramenta voltada apenas para publicação de anúncios: o Google AdWords. Essa publicidade é uma boa forma de posicionar melhor sua marca nos sites de busca para potenciais clientes do seu produto ou serviço. A grande vantagem, além de aparecer nas primeiras páginas do Google, é que o anúncio é mostrado apenas para pessoas interessadas no que você oferta.

8. Aposte nos anúncios do Facebook

O Facebook, há muito tempo, deixou de ser uma rede social destinada às relações pessoais. A cada dia, ele se torna mais profissional, voltado para empresas que pagam para expor seus produtos e serviços.

As ferramentas de anúncios são capazes de delimitar o público-alvo com precisão geográfica e conforme os seus interesses. Uma postagem patrocinada em sua página pode levar centenas de seguidores a visitarem o seu site. Basta que você direcione o anúncio para o site.

9. Cuide do design do seu site

Aparência importa e muito! Quando falamos de marketing digital, o design é imprescindível. O leitor de um site, ao se deparar com as informações dispostas de forma confusa, em cores sem combinação, imediatamente fechará a página.

Ao contrário, um design limpo e coerente com seu negócio melhora a experiência de navegação, transmite credibilidade e estimula o visitante a descobrir mais sobre o que você oferece. Aumente as visitas do seu site por meio da aparência!

10. Aposte em um domínio próprio

Muitas empresas, na tentativa de reduzir os custos com marketing, optam por hospedar seus sites em domínios terceirizados. Entretanto, essa prática não passa uma imagem profissional ao público, que pode se afastar ao se deparar com o fato. Por isso, é melhor apostar em um domínio próprio do que correr o risco de perder visitas no site.

Use as nossas dicas para aumentar o número de acessos no site!

Viu como é possível aumentar o número de acessos no site seguindo as nossas dicas? Mas lembre-se: um bom número de visitantes no site é apenas o primeiro passo para se estabelecer no mercado. Há ainda um longo caminho para transformar visitantes em clientes, motivo pelo qual o responsável pelo marketing deve saber como conduzi-los até o momento em que eles decidem pela compra do serviço ou produto ofertado.

Está pronto para aumentar o número de acessos no site? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco. Temos certeza que chegaremos a uma solução juntos!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.