Como funcionam as campanhas de remarketing do Google?

Uma das grandes armas para aumentar a conversão de estratégias online são as campanhas de remarketing do Google. Mesmo sem saber, você provavelmente já cruzou com uma delas pela Internet.

Ainda não reconhece esse termo ou não sabe seu conceito? Não se preocupe! No artigo de hoje, vamos conhecer cada detalhe sobre o remarketing e como utilizá-lo na sua página. Confira:

O que são as campanhas de remarketing do Google?

Vamos começar nosso papo com algumas definições para poder explicar direitinho o que são as campanhas de remarketing do Google.

Remarketing é uma estratégia de exibição automática de anúncios para usuários que executaram uma ação específica em alguma página de um site. Basicamente, o remarketing é uma maneira de contatar usuários que realizaram alguma ação específica no seu site, lembrando-lhes da existência desse produto.

Dessa forma, donos de sites na Internet podem fazer anúncios específicos para serem exibidos nos parceiros da Rede de Display do Google para os usuários que realizaram alguma ação nos seus sites.

Informação útil: a Rede de Display do Google é uma enorme rede de sites e blogs que exibem anúncios do Google de forma automática.

Vamos fazer um pequeno teste para aprendermos na prática o que são as campanhas de remarketing do Google? Faça o seguinte:

  • Entre em uma loja virtual bem famosa e de renome;
  • Escolha um produto dessa loja e coloque no seu carrinho;
  • Namore o produto por algum tempo, coloque o CEP para calcular o frete e vá até quase o fim da compra;
  • Agora saia do site e abra uma página qualquer que exiba anúncios do Google, como um blog;
  • Há uma grande chance de você ver anúncios da mesma loja virtual com o seu produto (ou similares) nesse site. Isso é remarketing.

Como funciona o remarketing no Google AdWords?

Ok, já entendemos o que são as campanhas de remarketing do Google, mas como elas funcionam?

A execução de uma campanha de remarketing no Adwords é simples. O primeiro passo, claro, é ter uma conta no Google AdWords vinculada ao seu site.

Depois disso, será necessário criar uma lista de remarketing dentro do programa. Faça o seguinte:

  • Faça login;
  • Clique em “Biblioteca Compartilhada” e, em seguida, em “Públicos-Alvo”;
  • Clique em Visitantes do website e depois em “Configurar Remarketing”;
  • Insira um nome para a lista de remarketing;
  • Escolha um modelo de lista;
  • Selecione “+Regra” para adicionar regras para sua lista;
  • Clique em “Concluído”;
  • Determine o tempo em que cada contato ficará associado a essa lista;
  • Clique em “Salvar”.

Com a lista criada, o Google Adwords irá gerar um código que deverá ser inserido no seu site. Esse código serve para identificar os visitantes do seu site e direcionar aqueles que cumprem os requisitos para a sua lista de remarketing.

Vamos a um exemplo prático? imagine que você tem uma loja de instrumentos musicais e selecionou que todos que entrarem na categoria “Violão” deverão ir para a lista de remarketing. O código precisará estar em todas as páginas da categoria “Violão”, que vai identificar todos os visitantes que cumpram o requisito.

Em seguida, basta configurar seus anúncios específicos para cada lista de remarketing criada e começar a colher os benefícios dessa estratégia. Um exemplo citado pelo Google é a empresa europeia Tirendo, que comercializa pneus. A empresa notou um aumento de mais de 160% na sua taxa de conversão com o uso do remarketing, dado que resultou em um aumento de 22% das vendas!

Uma última informação muito importante sobre as campanhas de remarketing do Google é que as listas de remarketing só ficam disponíveis depois que pelo menos 1000 contatos foram selecionados no seu site, o que garante o anonimato dos usuários.

E aí, gostou de conhecer mais sobre as campanhas de remarketing do Google? Vai passar a utilizar essa técnica nas suas campanhas online? Conte pra gente a sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários e participe!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.