7 cases de Inbound Marketing no Brasil para você se inspirar

É cada vez maior o número de empresas adeptas do Inbound Marketing no Brasil. Essa tendência reflete nas mudanças na forma de se fazer marketing, em que velhas práticas de publicidade vêm dando espaço ao novo – ao que conquista a confiança do consumidor por meio de conteúdos úteis e de estratégias de relacionamento.

As ações com o uso de banners, comerciais ou telemarketing são cada vez menos efetivas para alcançar o público de uma empresa. Com a utilização do ambiente digital é possível criar verdadeiras experiências para o seu consumidor, iniciando relacionamentos que começam muito antes da decisão de compra.

Quantas empresas você segue nas suas redes sociais e quantos blogs empresariais costuma acessar? É provável que você nunca tenha consumido ou não seja cliente de várias delas, não é? Porém, quando você precisar de seus produtos ou serviços, certamente aquela será a sua primeira opção.

Neste artigo veremos 7 cases de Inbound Marketing no Brasil que podem inspirá-lo a levar essa estratégia para a sua empresa. Confira!

O que pode ser considerado Inbound Marketing?

O Inbound Marketing possui uma premissa básica bem clara: fazer com que a empresa seja relevante para o cliente. Ou seja, muito mais do que estabelecer uma relação de compra e venda, uma organização pode impactar de forma positiva na vida do seu público-alvo.

Com a utilização da internet, isso fica mais fácil de ser colocado em prática. Uma empresa que gera conteúdos informativos, tira dúvidas dos usuários e disponibiliza ferramentas gratuitas consegue realmente ajudar a solucionar os problemas dos seus clientes – mesmo que não exista uma relação comercial.

Em vez de realizar ações que vão em busca dos consumidores, o Inbound Marketing consegue atrair o interesse do público. É o usuário quem dá o primeiro passo ao clicar no seu blog depois de uma pesquisa no Google, de acessar as suas redes sociais ou de fazer o download de um eBook gratuito.

As empresas estão deixando o velho marketing para trás?

O Inbound Marketing no Brasil ganha tanto espaço por conta da inefetividade das ações do velho marketing. Em vez de espalhar outdoors pela cidade, as empresas preferem criar conteúdos relevantes para a sua audiência e impulsionar publicações nas redes sociais para que sejam encontradas.

Além de possuírem custos mais baixos do que as ações do marketing tradicional, a execução das estratégias de Inbound Marketing no Brasil são efetivas e facilmente mensuradas. É possível acompanhar o surgimento dos resultados em tempo real através das ferramentas digitais.

Mais do que migrar para o ambiente digital, o que notamos é uma mudança na mentalidade das organizações. Em vez de focar na promoção incessante de seus produtos ou serviços para pessoas que não possuem o menor interesse, as ações buscam justamente mostrar o valor que esses produtos ou serviços podem ter na vida das pessoas.

Qual a nova postura que os profissionais de marketing devem ter?

Por muitos anos a publicidade adotou uma postura bastante agressiva com os consumidores. Era comum vermos anúncios exaltando as funcionalidades de um produto ou anunciando grandes descontos. Quanto maior fosse o público alcançado por essas ações, maiores eram as chances de encontrar alguns interessados.

Entretanto, para executar o Inbound Marketing a postura adotada pelos profissionais de marketing é completamente diferente. Em vez de apostar na quantidade, as estratégias apostam na qualidade. Não é preciso alcançar uma grande massa, mas sim aquelas pessoas que demonstram um potencial interesse pelos produtos ou serviços comercializados pela empresa.

As ações publicitárias tiram o foco do produto e colocam o foco no cliente. Como a sua empresa pode satisfazer os seus seguidores? Quais são as necessidades que você pode suprir? É essa mensagem que a sua organização precisa transmitir ao público.

Quais empresas estão fazendo Inbound Marketing no Brasil com excelência?

Nada melhor para compreender a relevância do Inbound Marketing no Brasil do que analisar empresas que aplicam esses conceitos com excelência, não é? Por essa razão, separamos uma lista de 7 cases de sucesso. Veja só:

1. Coca-Cola

A Coca-Cola é uma grande referência na publicidade ao redor do mundo, sendo protagonista de grandes ações de marketing – como a clássica caravana de Natal. Por essa razão, a organização não poderia ficar de fora do mundo digital, não é? A estratégia da Coca-Cola é bem simples: manter o público conectado à empresa 24 horas por dia através da produção de conteúdos relevantes o tempo todo.

2. Viva Real

O Viva Real é uma plataforma de compra e aluguel de imóveis. O seu grande desafio é gerar um número de anunciantes suficiente para suprir as necessidades dos compradores e locatários. Para isso, a empresa investiu em duas plataformas com informações: uma voltada para os corretores e outra voltada para compradores e inquilinos.

Além disso, outra estratégia utilizada para gerar tráfego de pessoas interessadas em imóveis foi a criação de guias especiais com conteúdos diferenciados e do VivaDecora – uma página no Pinterest dedicada somente à decoração.

3. ATP Solar

A ATP Solar é uma empresa que atua no mercado de energia fotovoltaica e é um dos principais cases de sucesso da Resulttado. O grande desafio da ATP Solar era vender um produto complexo para um público que ainda não conhecia os benefícios da geração de energia solar.

A solução para esse problema surgiu com uma estratégia de Inbound Marketing que se iniciou por meio da criação de um novo site, totalmente inbound friendly, com o foco em captar novos leads e nutri-los até o momento da compra. Assim, foi possível construir autoridade no mercado e educar os potenciais clientes.

4. Enjoei

O Enjoei é uma plataforma de compra e venda de produtos usados. A empresa surgiu com a criação de um blog simples para a venda de artigos da sua criadora e cresceu no mercado através de uma estratégia de Inbound Marketing baseada na criação de conteúdos que conseguem mostrar os benefícios de cada um dos produtos vendidos.

5. Dell

A Dell se destaca nas ações de Inbound Marketing no Brasil entre as empresas de tecnologia e computadores. A organização é bem-sucedida explorando o seu blog e suas redes sociais para interagir constantemente com o público e publicar conteúdos relevantes – que incluem reviews, vídeos e artigos sobre os produtos e serviços.

6. Embaixada dos Estados Unidos

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil deixou pra trás toda a burocracia típica de órgãos públicos e utilizou o Inbound Marketing para se aproximar do público. Foi criado um canal no Youtube para tirar todas as dúvidas sobre visto, documentações e prazos envolvidos em uma viagem – tornando o acesso a essas informações fácil e gratuito.

7. Colgate

A Colgate investe na informação ao público para realmente promover a higiene e saúde bucal. Através dos seus canais digitais são publicados diversos vídeos, guias interativos e artigos com informações muito úteis – assumindo o compromisso de impactar positivamente na vida das pessoas e indo além da venda de um produto de qualidade.

Inbound Marketing: a sua empresa vai ficar de fora?

O Inbound Marketing no Brasil é uma grande tendência que deve ser seguida pelas empresas que querem promover bons resultados. Para colocar essa estratégia em prática, é sempre bom analisar os resultados e contar com o auxílio de profissionais experientes no assunto – principalmente se você precisa dedicar o seu tempo a outras atividades.

Este artigo esclareceu as suas dúvidas sobre Inbound Marketing no Brasil? Caso queira se aprofundar no assunto e começar a aplicar a metodologia Inbound na sua empresa, baixe o nosso eBook!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.