Como a Contentools e Zapier otimizaram a nossa Estratégia de Conteúdos?

Contentools e Zapier podem ser integrados e essa dupla vai levar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo para outro nível. Este conteúdo é para você que quer saber como fazer isso.

Hoje, eu gostaria de falar sobre uma dupla que facilitou muito a minha vida e de toda equipe aqui na Resulttado: Rocky Raccoon e Groot! Bem, quase. Eu diria que é uma dupla tão boa quanto a dos Guardiões da Galáxia, hoje eu lhes apresento: Contentools e Zapier.

Quem não bota muita fé em casamentos é porque ainda não conhece a união imbatível dessas duas ferramentas. Trabalhar com Marketing de Conteúdo é um desafio e não vou iludir você falando que a partir de agora, usando essa dupla dinâmica, tudo será perfeito. Mas será, sim, bem mais fácil!

Eu sei, eu também era cético.

Mas darei um spoiler: me converti para o lado prático da força! Sem mais delongas, vamos ao que interessa: afinal, o que são as ferramentas e como Contentools e Zapier podem ajudar você. Então, vamos nessa!

1. First things First: o que é a Contentools?

Contentools

Visualize a cena: você precisa gerenciar a entrega de conteúdo de 10 clientes. Cada um com site, blog e pelo menos duas redes sociais. Para cada cliente existem dois redatores na equipe. Que trabalham remotamente!

Faça as contas: em quanto tempo você vai perder a sanidade? Pode ser em bem menos do que você imagina. Ou talvez, não a sanidade, mas algum cliente. Somos humanos e nem sempre conseguimos dar conta de tudo. E é para ajudar nessas entregas e gerenciamento que existe a Contentools.

Essa é uma plataforma de Marketing de Conteúdo que me ajuda a gerenciar toda a minha estratégia, desde a criação até a publicação. E não só nos blogs, mas em redes sociais também. Tudo num só lugar! Parece frase de impacto de propaganda de supermercado, mas é a frase perfeita.

Através da Contentools, é possível criar equipes definindo o papel de cada um, separar as tarefas de um mesmo cliente por projetos, agendar publicações nas diferentes redes e plataformas do cliente, enfim, tudo que você precisa para resolver seu dia a dia de trabalho.

Um dos pontos que mais gosto na plataforma é que além de toda essa parte de gerenciamento, a Contentools tem um time de redatores freelancers que podemos contratar. Eles fazem a seleção de forma bem criteriosa e só aceitam profissionais que possuem CNPJ.

É uma excelente forma de aumentar a equipe, testar diferentes estilos de textos e conseguir produzir conteúdos cada vez melhores.

2. Como descobrimos o Zapier?

Zapier

Já usávamos a Contentools há um bom tempo e a vida estava indo muito bem. Conseguimos ganhar tempo, fazer entregas melhores e analisar melhor os resultados para poder ajustar a estratégia de cada cliente.

Mas ainda haviam alguns pratos no ar no malabarismo no dia a dia. E aí que fui atrás de uma ferramenta que pudesse unir a Contentools com outras ferramentas que uso para gerenciar base de dados, por exemplo.

O Zapier é uma espécie de Uber das ferramentas!

Ele pega um dado em um prédio e leva ele pra casa. E ainda faz umas paradas pelo caminho, se você quiser. Como por exemplo, você usa um pop-up no blog para captar inscrições e precisa jogar esses assinantes em uma ferramenta de automação. O Zapier faz isso! E no fim, ainda cria uma planilha no Google Docs depois.

E o melhor é que você não precisa saber nada de programação. A ferramenta é intuitiva e muito fácil de usar.

3. Como funciona a ferramenta?

Para simplificar toda a complexidade de integrar diferentes ferramentas, o Zapier tem diversas conexões prontas, os Zaps. Cada zap serve para uma coisa, e existem muitos deles.

Por exemplo, é possível usar um zap para criar arquivos automaticamente em um Google Drive, outro zap para fazer postar automaticamente no Medium cada vez que um texto novo for publicado num blog ou site, bem como um zap para criar postagens no Pinterest!

O funcionamento é simples, um gatilho aciona uma ação. Ou algumas, em sequência. Sabe o clássico efeito dominó, onde uma peça que cai aciona a queda de todas as outras? O Zapier é isso!

Além dos zaps que já existem na ferramenta, você pode criar zaps personalizados. O que é muito interessante para que cada um possa tirar o melhor proveito da ferramenta.

4. Como a dupla Contentools e Zapier colaborou com a nossa estratégia de Marketing de Conteúdo?

Aqui na Resulttado usamos muito a Contentools, que é Batman da nossa estratégia de Marketing Digital. Quando o Robin – ops, o Zapier – chegou, nós automatizamos várias pequenas tarefas que nos facilitam muito para acompanhar entregas, prazos, etc.

Confira algumas delas:

– Avisos via SMS: sempre que alguma tarefa é entregue ou entra em atraso na Contentools, recebemos uma mensagem. Dessa forma, é possível agilizar a resolução da tarefa o quanto antes. Também avisamos aos clientes quando uma tarefa está esperando pela aprovação dele.

– Alertas via e-mail: funciona como o SMS, só que por e-mail. Vale ponderar quais avisos e alertas são mais pertinentes seguirem por cada meio de comunicação. Aqui, gostamos de deixar o SMS para questões mais urgentes. Todo o resto fica por conta do e-mail.

– Integração com o Google Planilhas: esse é um zap que tem me ajudado bastante! Você pega uma planilha e através dela cria uma série de tarefas na Contentools. Nossa, economiza um tempo absurdo!

– Contentools + Slack: o Slack é o novo cafezinho da firma! Todos estão por lá conversando. Muitas vezes quero divulgar um conteúdo novo que fizemos, mas enviar um e-mail com cópia para todos não é a melhor forma. Por isso, uso o Zapier. Assim que sai post novo, ele envia uma mensagem no grupo do Slack que defini!

– Backup de Conteúdo: nunca tivemos problemas com a Contentools, mas um homem prevenido vale por dois! Com o Zapier, cada vez que um novo conteúdo é publicado, ele cria um arquivo no Google Drive com esse conteúdo! Ah, você não gosta muito do Drive. Ok, dá pra usar o Dropbox também.

– Integração com o Typeform: costumamos usar o Typeform para pesquisas internas e foi uma surpresa descobrir que é possível integrar essa ferramenta de elaboração de formulários com a Contentools, por meio do Zapier. Aos poucos, estamos criando ideias de conteúdos com o auxílio dos nossos leitores e clientes.

– Contentools + Pinterest: cheguei a falar isso anteriormente, toda vez que um texto novo é publicado, o Zapier pega ele na Contentools e cria um Pin! E quem usa o Pinterest sabe que não dá pra deixar a rede às moscas.

5. Passo a passo para integrar Contentools e Zapier

Pois bem, para usar o Zapier existe a opção gratuita, a FreeForever, e a opção paga. Pela gratuita é possível fazer conexões com dois passos de cada vez. Ou seja, o grátis vem com o custo de estar a dois passo do paraíso!

Já o paraíso custa $20/mês, e aí o céu é o limite. Além disso, o plano pago dá acesso a outras ferramentas que existem no Zapier como Google Calendar, Facebook Lead Ads e Zendesk. Escolher entre o gratuito e o pago depende muito da sua necessidade.

Para usar o Zapier, acesse www.zapier.com, crie sua conta – ou acesse usando sua conta do Google ou Facebook -, escolha as ferramentas que quer conectar, decida a forma que essas ferramentas vão conversar, escolhendo os zaps apropriados e siga o passo a passo na tela. Pronto!

Espero que esse pequeno guia sobre a Contentools e Zapier seja útil pra você! Pra mim, eles são a combinação perfeita. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo que responderei com prazer. That’s all folks, até a próxima!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.