15 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

A importância de produzir estratégias de marketing eficientes de acordo com o objetivo traçado e planejar ações que empresas de diferentes ramos possam executar é um poder que marketing digital possui. Por isso, existe uma gama de plataformas imprescindíveis que podem lhe auxiliar de várias formas como, conhecer o seu público-alvo, conquistar clientes, gerar conteúdo e leads. Surgem a cada dia novas ferramentas no mercado, mas para lhe ajudar a não perder tempo pesquisando, elaboramos uma lista com as 15 ferramentas de marketing digital que irão lhe dar um “help” quando pensar no assunto. Não deixe de ler todas as dicas, pois poderá ter alguma que você não conheça e que poderá ser útil para o seu negócio.

  1. Built With
    Buscando a tecnologia “escondida” nos websites, terá acesso de como os concorrentes usam seus servidores, gerenciam conteúdo e criam ações.
  2. Canva
    Ferramenta de design usada para criar imagens nas nuvens para compartilhar nas redes sociais. Outra caraterística dominante que as imagens produzidas são dimensionadas para cada mídia social utilizada.
  3. Google Analytics
    Usado como uma provável forma de identificar o tráfego dos seus canais usados, produzir conteúdos gerando mais leads, localização dos visitantes, o tempo que permanecem online na rede utilizada, entre outros.
  4. Google Keyword Planner
    Pesquisa palavras-chave tendenciosas do Google que ajudam no planejamento de uma campanha de Adwords, pois as plataformas são agrupadas, além do mais nas buscas juntar as keywords no mesmo anúncio.
  5. Google Trends
    Ferramenta de busca de palavras-chave com a intenção de saber a frequência com que elas são buscadas na rede. É uma plataforma super imporante para o SEO, pois traz dados relevantes acerca do seu público em tempo real.
  6. HashTrack
    Programa usado para controlar as horas trabalhadas podendo cadastrar projetos, tarefas e cronometrar o tempo referente ao projeto que esteja executando. O usuário pode incluir três projetos exportar relatórios.O plano free é limitado e indicado para freelancers e consultores independentes.
  7. Hootsuite
    Um dos softwares mais conhecidos do mercado quando o sinônimo é gerenciamento, permitindo controlar feeds ao mesmo “time”, criar relatórios, agendar postagens. Não esquecendo que que a versão grátis permite ter até três perfis.
  8. Mail Chimp
    Não me diga que ainda não tem uma lista de e-mail¿ A ferramenta é uma das melhores opções quando o assunto é E-mail-Marketing. Utilizando a versão grátis, esse programa poderá montar e gerenciar a estratégia de e-mail marketing, criar layouts personalizados fazendo com que seu ROI (retorno sobre investimento) possa crescer.
  9. Moat
    Maneira gratuita de pesquisar os anúncios de marcas concorrentes e os que elas têm feito no momento e descobrir em quais lugares as campanhas/anúncios dos seus rivais foram localizados.
  10. Runrun.it/TopTracker
    Runrun.it é uma das ferramentas não mais completas para gerenciamento de projetos. O software permite administrar equipes e tarefas analisando o tempo gasto nas atividades. É possível acompanhar os processos por meio de um aplicativo mesmo estando off-line. Por outro lado, existe o TopTracker que é uma plataforma similar, mas seu diferencial é free.
  11. RD Station
    Quer ter resultado em Inbound Marketing, A RD Station é uma solução de automação de marketing digital que se cria fluxos de contúdos de e-mail, landing pages, e campanhas de e-mail marketing que é basicamente tudo que precisa nesse segmento.
  12. SEMrush
    Para quem trabalha com SEO e SEM, essa ferramenta é figura certa. Concorrência, palavras-chave, domínios e oportunidades são caraterísticas marcantes do SEMrush. Lembrando que a versão gratuita é limitada.
  13. AgoraPulse
    Quem é ou está buscando ser essa é uma importante ferramenta de monitoramento e gerenciamento de canais de comunicação que você pode executar muitas tarefas em uma plataforma como, monitorar os acessos a pagina, gerar relatórios, interagir com o usuário e agendar posts.
  14. Yoast
    Pensou em SEO e WordPress? Falou em uma das melhores opções para motores de busca nas duas plataformas. Utilizando-a saberá de sugestões que alavancarão o ranking de procura.
  15. Trello
    Lembretes e quadros de aviso não são mais as maneiras mais eficientes de organizar processos. A Trello irá auxiliar a criar diversos tópicos com cores diferentes para cada membro fazer o “job” indicado, assim poderá ter o controle das tarefas.
Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.