5 motivos que provam que o LinkedIn é a rede certa para seu negócio

Lançada em 2002, a rede social LinkedIn foi projetada com a função de conectar profissionais do mundo inteiro e promovê-los em seu espaço digital. O LinkedIn atualmente conta com mais de 467 milhões de usuários em 200 países e é a rede social ideal para que sua empresa possa se tornar referência no mundo dos negócios.

Embora não se equipare à popularidade de redes sociais como Facebook e Instagram, o LinkedIn cumpre um papel essencial para a estratégia de marketing digital de seu negócio e é uma opção forte em seu nicho de atuação.

Confira, a seguir, como aproveitar ao máximo os benefícios da rede social e entenda porque o LinkedIn pode ser uma ferramenta relevante para as ações de sua empresa. Acompanhe!

#1. A ferramenta permite contato direto com profissionais e empresas

Diferentemente das formas tradicionais de networking, a proposta da rede social é fazer com que empresas e profissionais possam estabelecer um relacionamento direto. Cada empresa tem seu espaço no LinkedIn, e por se tratar de uma rede profissional, seu formato e sua linguagem permitem que você apresente sua marca de forma atrativa para empresas e profissionais interessados no seu negócio.

O contato na rede é descomplicado e eficiente. Ao contrário de um contato via telefone ou e-mail, o LinkedIn permite que você alcance exatamente quem a sua empresa deseja sem barreiras e de forma transparente.

#2. A plataforma é a rede ideal para a geração de leads qualificados

O LinkedIn, como a maior rede social profissional, possui uma característica que o torna uma força gigantesca quando se trata de geração de leads. Sua taxa de conversão de visitantes em leads (isto é, potenciais clientes) é 277% mais eficiente do que o Facebook e o Twitter, segundo pesquisa realizada pelo Hubspot.

Isso torna essa rede uma ferramenta poderosa para ações de marketing de conteúdo e Inbound Marketing, especialmente para empresas com perfil B2B – de acordo com estudo, o LinkedIn é a mídia social preferida pelos profissionais de marketing B2B para lançamentos de produtos e serviços.

Mas não é por isso que empresas B2C não devem investir na rede social: mais de 50% dessas empresas já conquistaram clientes usando o LinkedIn.

#3. Segmentações de target mais precisas com o LinkedIn Ads

Além de sua força na conversão de leads, o serviço de gerenciamento de anúncios oferecido pelo LinkedIn Ads oferece uma variedade enorme de segmentação de público, permitindo ir além dos filtros tradicionais de idade, escolaridade e interesses.

Os dados compartilhados pelos usuários na rede permitem uma segmentação a partir de empresas, títulos profissionais, habilidades e diferentes áreas de atuação no mercado. O serviço disponibiliza também uma customização dinâmica, permitindo que o escopo da campanha se adeque à necessidade de sua empresa.

Além de tudo isso, ele oferece um formato atrativo e com bom retorno sobre o investimento: 60% dos usuários do LinkedIn já clicaram em um anúncio pago na rede.

#4. A ferramenta oferece uma plataforma robusta para o RH de sua empresa

Os perfis empresariais no LinkedIn são a vitrine ideal para centralizar e compartilhar anúncios de recrutamento e seleção, oferecendo um portal de Soluções de Talentos com conteúdos e dados relevantes para o profissional de Recursos Humanos integrar a rede a suas ferramentas de seleção de novos talentos para a empresa.

Grandes empresas como a Netshoes fortaleceram seu perfil enquanto marcas empregadoras, o que só auxiliou a comunicação da companhia: 15% de todos os canais de contratação do grupo foram feitos por meio do LinkedIn.

#5. Aumento de visibilidade com as funções de comunidade da rede social 

O LinkedIn conta com uma série de funções que permitem a interação da sua empresa com conexões específicas. A criação e participação em grupos facilita que seus participantes (81% dos usuários do LinkedIn pertencem a pelo menos um Grupo) encontrem a sua empresa e se interessem pela sua marca e por seus serviços.

Além disso, os grupos e as páginas empresariais são ótimas oportunidades para sondar o mercado e descobrir mais sobre o nicho em que a sua empresa atua.

O LinkedIn possui diversas potencialidades que podem ajudar na efetividade de sua estratégia de marketing digital. Essa rede social possui grande poder de segmentação e altas taxas de conversão. Na hora de elaborar suas ações de marketing, que tal incluir o LinkedIn em seu planejamento?

Sua empresa já utiliza essa rede social para gerar negócios? Compartilhe conosco sua experiência!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.