Linkedin para empresas: como fazer negócios nesta rede social?

O Linkedin para empresas é cada vez mais explorado como uma estratégia de marketing digital. Com o crescimento da rede também aumentaram as possibilidades de geração de negócios – criando ótimas oportunidades que podem ser aproveitadas por empresas de diversas áreas de atuação.

Já são mais de 530 milhões de usuários cadastrados no Linkedin em mais de 200 países – sendo que mais de 3 milhões de empresas utilizam a rede como uma ferramenta de marketing. Além disso, segundo dados do próprio Linkedin, novos cadastros surgem a cada 2 segundos.

Todo esse crescimento da rede impulsiona o Linkedin para empresas. Implementar uma estratégia que explore esse ambiente pode ser um grande diferencial para gerar mais leads e fechar mais vendas. Afinal, a sua empresa precisa estar presente onde o público está, não é?

Neste artigo veremos como você pode fazer negócios com o Linkedin para empresas. Confira!

Como utilizar o Linkedin para empresas?

Você deseja colocar em prática uma estratégia de marketing de sucesso com o Linkedin para empresas? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar isso realidade.

1. Dê os primeiros passos no Linkedin Corporativo

O primeiro passo para começar a fazer negócios no Linkedin é estabelecer uma presença sólida na rede. Após a criação do perfil com os dados completos da sua empresa, você pode adotar as seguintes práticas:

  • Divulgue para os seus funcionários. Comece incentivando os funcionários da sua própria empresa a interagirem com o seu perfil empresarial no Linkedin. Apenas com essa força interna já é possível começar a movimentar a sua página.
  • Cuide do design. Apesar de possuir perfis padronizados, você pode tomar alguns cuidados com o design da sua página – como uma escolha adequada da foto do perfil, da imagem de capa e disposição adequada das informações.
  • Mantenha um perfil completo e otimizado. Quanto mais completas forem as informações do seu perfil no Linkedin, mais fácil é para um usuário conhecer melhor a sua empresa, certo? Procure transmitir todas as informações que valorizem a sua marca.
  • Direcione e atualize o seu conteúdo. Produza conteúdos com uma boa frequência e direcione essa comunicação ao público adequado – assim como uma estratégia de marketing de conteúdo em outros meios de comunicação.

2. Considere utilizar as Showcases Pages

As Showcases Pages (também chamadas de páginas de vitrine) são locais especiais que se destacam no perfil da sua empresa no Linkedin. Geralmente, essas páginas são utilizadas para destacar a marca, mostrar uma unidade de negócios, divulgar uma iniciativa da empresa ou então promover os produtos comercializados.

Um dos grandes benefícios das Showcases Pages é que os usuários podem seguir apenas essa página específica, sem a necessidade de seguir o perfil da empresa ou outras Showcases Pages. Dessa forma, você consegue segmentar a comunicação e adaptar a página a um público específico.

3. Participe de grupos

São os grupos que movimentam o Linkedin e permitem a interação entre profissionais e empresas. Você pode criar e gerenciar um grupo próprio ou então participar ativamente de grupos relacionados ao nicho em que você está inserido. Entre os principais benefícios de estar presente nesses grupos estão:

  • A criação de uma imagem de autoridade no mercado, transmitindo a percepção de uma empresa formadora de opinião em seu setor;
  • Estímulo ao diálogo com o público, contribuindo para a criação de clientes fiéis e uma comunidade de defensores da sua marca;
  • Contato com experiências e ideias que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing da sua empresa.

4. Compre anúncios

É muito comum vermos empresas que investem em anúncios pagos no Facebook, Instagram ou Google mas deixam o Linkedin de lado. Você se identifica com essa situação? Então chegou o momento de rever os seus conceitos e entender como os anúncios do Linkedin podem ajudá-lo a potencializar os resultados:

  • Aumento do alcance dos seus conteúdos;
  • Opções de direcionamento muito precisas para encontrar o público certo;
  • O Linkedin é uma rede social que contém informações mais detalhadas sobre a sua empresa, aumentando as chances de ação por parte dos usuários alcançados;
  • Possibilidade de variar entre os formatos de atualizações patrocinadas ou anúncios de texto:
    • Atualizações patrocinadas: aparecem nos feeds dos usuários do Linkedin e atraem mais pessoas para o seu perfil;
    • Anúncios de texto: aparecem ao lado direito do feed e geralmente são utilizados para promover produtos ou serviços.

5. Analise!

O Linkedin para empresas possui uma poderosa ferramenta para análise dos resultados alcançados – que inclui dados sobre impressões, cliques, interações, novos seguidores, taxas de engajamento e informações demográficas sobre os usuários que interagem com o seu perfil.

A utilização desses dados coletados na análise permite que você alcance resultados ainda melhores no futuro, conhecendo melhor o perfil do seu público e encontrando pontos de melhoria. Quanto mais conhecimentos você tiver, mais impactantes podem ser as suas ações.

Extra: dicas da Resulttado!

Para que você realmente consiga aumentar os negócios com o Linkedin para empresas, separamos 10 dicas que podem fazer toda a diferença. Veja só:

  1. Utilize palavras-chave e hashtags que tenham ligação com a sua empresa;
  2. Comente nas publicações de seus seguidores e mantenha uma interação frequente;
  3. Procure por influenciadores dentro do seu ramo de atuação para seguir;
  4. Revise periodicamente as informações do seu perfil para se certificar de que estão atualizadas;
  5. Crie um cronograma de publicações e divulgue os conteúdos em grupos de temática semelhante;
  6. Inicie discussões produtivas nos grupos de que você faz parte;
  7. Integre as ações do Linkedin com outras ações de marketing digital – como e-mail marketing, website da empresa ou outras redes sociais;
  8. Utilize extensões como o LinkedIn Sales Navigator para o Google Chrome para facilitar a sua interação no Linkedin;
  9. Solicite um feedback de outros profissionais sobre o seu perfil empresarial;
  10. Explore os menus de configurações para conhecer melhor todas as funcionalidades da ferramenta.

Linkedin para empresas: uma alternativa para ampliar a sua presença digital

O Linkedin é uma rede com membros mais educados digitalmente – bem-sucedidos e influentes. Estar presente nessa rede social é uma questão de sobrevivência em um mercado a cada dia mais competitivo. Cada vantagem obtida em relação aos seus concorrentes pode fazer toda a diferença.

O que achou das nossas dicas sobre o Linkedin para empresas? Saiba como estruturar o seu perfil agora mesmo clicando aqui. Para acelerar os seus resultados, confira o nosso eBook sobre “Os mitos do Marketing Digital“.

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.