Marketing Digital para Médicos: 6 dicas estratégicas para o seu consultório!

Você já ouviu falar de marketing digital para médicos? Provavelmente você até conheça esse termo, mas certamente não sabe o quanto ele faz parte da sua vida. Cada artigo lido ou vídeo assistido no canal do Youtube de uma clinica ou consultório faz parte de uma estratégia para atrair e se relacionar com os seus pacientes. É um processo bastante sutil, mas que produz resultados incríveis.

A explicação para o sucesso do Marketing Digital é bem simples: A popularização da internet. De acordo com uma pesquisa da SPC Brasil, 90% dos consumidores brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas. Os hábitos de consumo mudaram e o Google passou a ser uma das principais fontes de busca em momento de dúvidas, dor e procura de profissionais.

Outro dado que ajuda a ilustrar essa nova realidade é que mais de 66% das pessoas pesquisam algo sobre um serviço ou produto que querem contratar. Então, por que não fazer um marketing digital para médicos? Você pode melhorar a atração de pacientes e construir uma autoridade no mercado através de ações de Marketing Digital – utilizando e-mail marketing, mídias sociais, blog, Google e redes específicas, como Imeds e Ology.

Confira abaixo as 6 dicas mais eficientes do marketing digital para médicos:

1. Muita atenção com as normas do CFM!

O Conselho Federal de Medicina impõe uma série de limitações às ações de marketing da profissão médica. Isso acontece por se tratar de um serviço que merece zelo e não pode ter o seu objetivo principal – que é promover a saúde da população – desvirtuado pela busca de aumentar o faturamento a todo custo.

Entretanto, isso não pode ser um fator impeditivo para que você seja mais visto pelos seus clientes. Basta que você compreenda quais são as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e atue dentro dos limites. Uma ótima opção para criar bons relacionamentos com o público é utilizar o marketing de conteúdo  – com blogs, redes sociais, email marketing e anúncios pagos para atingir melhores resultados nas marcações de consulta.

Entre as exigências feitas pelo CFM no Manual de publicidade médica, é preciso ter muita atenção com os dados que devem conter, obrigatoriamente, em todos os anúncios médicos e peças publicitárias:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

Existem mais alguma outras especificações que são proibidas como:

  • É proibido utilizar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
  • É proibido sugerir diagnósticos ou tratamentos de forma genérica, sem antes realizar uma consulta clínica individualizada e com base em parâmetros da ética médica e profissional;
  • Não é permitido divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

2. Compreenda quais resultados são alcançados com o Marketing Digital para médicos

Depois de entender melhor tudo o que você pode fazer, é hora de começar a colocar a mão na massa. Para isso, você deve entender quais são os seus objetivos com o Marketing Digital. Afinal, não basta criar um website e esperar que os pacientes encontrem o seu consultório médico e façam filas para marcar um horário, não é mesmo?

Até alguns anos atrás o foco do marketing era a venda de produtos ou serviços. Você anunciava em meios de comunicação de massa – como jornal, televisão ou rádio – e restava apenas torcer para que atingisse um público interessado. A premissa do Marketing Digital é bem diferente: A construção de um relacionamento com o seu público é fundamental para sua estratégia. Em vez de abordar o cliente buscando vender, você conquistará a sua confiança antes, divulgando conteúdos de valor e estando bem posicionado no Google no momento em que o seu cliente lhe procurar.

3. Saiba se comunicar com o seu público

Para que seja possível criar bons relacionamentos com os seus pacientes é necessário entender o que eles esperam do seu consultório médico e, mais do que isso, saber comunicar-se com o público. Em seu website e nos conteúdos publicados deixe de lado os termos técnicos e tente utilizar a linguagem do paciente. Coloque-se no lugar de quem está acessando as suas publicações e pense no que você gostaria de ver e quais são as dores/dúvidas que você pode estar solucionando para os seus pacientes.

4. Invista na produção de conteúdos relevantes

Um dos grandes alicerces do Marketing Digital é a produção de conteúdos de grande valor. É essa a melhor forma de entregar informações preciosas para o seu público – o que ajudará a criar uma autoridade do seu consultório médico no mercado e manterá o seu público interessado nos seus serviços médicos.

Esses conteúdos podem ter uma série de formatos: Artigos em blog, postagens em mídias sociais, e-books, infográficos, imagens, podcasts, entre outros. O importante é ter a certeza de que os temas abordados e a qualidade conteúdos terão valor para quem acessá-los!

5. Seja facilmente encontrado na internet

“Estou com uma dor no dedo e o Google disse que estou com câncer!” Você já viu postagens nesse estilo? As piadas sobre os diagnósticos exagerados encontrados na internet ficaram muito famosas nos últimos anos. Mas deixando o humor de lado, isso nos mostra um fator importante: Muitas pessoas pesquisam sobre suas dores a sua saúde na internet.

Conforme vimos logo no início deste artigo, o Google é muito utilizado pelos consumidores para encontrar os melhores produtos e serviços. Por isso, uma ótima forma de aumentar as suas consultas é aumentando as chances de ser encontrado pelo Google – utilizando o marketing digital para médicos pode ser feito a otimização dos conteúdos do seu website para os mecanismos de busca.

6. Marque presença nas mídias sociais

Se as pessoas passam uma boa parte dos seus dias conectados à internet, as mídias sociais são responsáveis por isso. Facebook, Instagram, Twitter e o Linkedin já fazem parte da rotina de muitos de seus clientes. Por essa razão, estar presente nesses locais é uma ótima forma de ser visto.

Além disso, você pode fazer parte de algumas redes sociais específicas voltadas para a comunidade médica, como o iMeds e o Ology. É uma ótima forma de se relacionar com outros profissionais da saúde e também de ser visto pelo público.

Está esperando o que para entrar no mundo digital?

O Marketing Digital para médicos é um dos métodos mais baratos e eficazes na conquista de novos pacientes e para construir uma autoridade no mercado. E isso não é apenas uma afirmação nossa: O que não faltam são cases de sucesso que mostram essa realidade. Uma agência especializada em Inboud Marketing e com conhecimento das normas do CFM pode ajudar muito a construir o sucesso do seu consultório médico!

O que você achou sobre o Marketing Digital para médicos? Se você ficou interessado em mais informações sobre o assunto, baixe o nosso eBook: O Guia Sobre Inbound Marketing!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.