Você sabe exatamente o que falam da sua marca na internet? E conhece a importância de fazer o monitoramento de marca na internet, e de como fazer isso? É o que iremos abordar no post de hoje.
Antes, a identidade da marca era construída para gerar identificação com o cliente — assim, a marca ia ganhando espaço no boca a boca e consolidando sua presença no mercado. Hoje, isso não é muito diferente; entretanto, através da internet, o boca a boca se tornou global e muito mais dinâmico.
Em suma, o sucesso ou fracasso da sua marca pode ser decidido em 140 caracteres. Por isso, saber exatamente quando e o que as pessoas falam da sua marca na internet nunca foi tão importante. O monitoramento de marca deixa você ciente de como está a imagem da sua empresa — assim, você pode atestar a eficiência ou não de suas ações, intensificá-las, fazer testes ou, até mesmo, alterar totalmente a sua estratégia.
Para conhecer os tipos de monitoramento, além de como implementar a estratégia na sua empresa, continue a leitura!
Monitoramento de marca Direto
O monitoramento direto é uma das inúmeras maneiras e ferramentas de fazer o monitoramento de marca. Aqui, você irá monitorar especificamente o nome da marca. Esse tipo de monitoramento pode ser feito através de duas ferramentas gratuitas — o Google Notícias e o Google Alertas.
O primeiro reúne os principais sites de notícias do mundo — fazendo uma pesquisa rápida nele, você pode saber as últimas notícias que mencionam o termo pesquisado. Outro detalhe importante é a possibilidade de segmentar os resultados por localização e por nicho.
Agora, imagine receber um e-mail sempre que sua marca for citada no Google! Pois o Google Alertas torna isso possível. Dessa forma, você pode acompanhar em tempo real o que andam falando da sua empresa.
Monitoramento de Concorrentes
Este é um ponto crucial na sua estratégia de Marketing Digital — o que fazem os seus concorrentes? Você precisa estar por dentro das novidades deles, até mesmo para avaliar se a sua própria estratégia está funcionando.
Para isso, você deve utilizar as ferramentas citadas no tópico anterior. Porém, o ideal é investir em uma ferramenta de monitoramento para coletar mais dados, fazer comparações e checar também as redes sociais — é nisto que se define o Monitoramento de Concorrentes, ou Monitoramento de Segmentos.
Monitoramento de Oportunidade
Esse tipo de monitoramento é ideal para conhecer o seu mercado e o seu público-alvo — e, assim, traçar as melhores estratégias.
Ferramentas para monitoramento.
Monte uma lista de palavras-chave e, nela, inclua o nome da marca, dos produtos e de seu site. Mas atenção! Você precisa ser especifico — ou irá acabar coletando dados de termos que não são relevantes, o que dificultará a analise.
Se você vende purificadores de água, por exemplo, saber o que dizem sobre “água” não vai ser nada útil para o seu negócio, pois o termo abordará inúmeros outros assuntos.
Que ferramentas devo utilizar?
No mercado, existem diversas ferramentas excelentes para fazer o monitoramento de marca na internet. Conheça, abaixo, as mais utilizadas e recomendadas:
- Scup — versão teste grátis por sete dias; depois tem planos de 360 reais a 2 mil reais)
- Buzzmonitor — oferece o plano freemium, com todas as funcionalidades
- Seekr — plano grátis para cinco termos de busca
- Zubit — teste grátis por setei dias; depois, há planos variando entre 300 reais a 3 mil reais;
- Zahpee — planos de 390 a 1.580 reais, mas você pode solicitar uma demonstração.
A escolha da ferramente é muito importante. Portanto, analise e discuta com a equipe qual das opções melhor se encaixa no seu objetivo do monitoramento — e, claro, no orçamento.
E então, gostou de saber mais sobre a importância do monitoramento de marca? Agora, você está pronto para investir nessa estratégia! Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: ferramentas, marca, monitoramento