4 motivos básicos que provam que você precisa de um CRM agora mesmo!

Não dá mais para ter a mentalidade de vendas do passado. Aqueles que dizem que “o vendedor tem que ficar na rua só vendendo e não perder tempo preenchendo dados” é um tipo de gestor que, além de estar perdendo grandes oportunidades de vender em um modelo eficiente e moderno, talvez esteja jogando fora a chance de formar um time inserido fortemente em um mercado altamente estratégico.

Há muita coisa sendo dita sobre CRM e sua utilidade no mercado, mas estas ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) são, na realidade, necessárias tecnologias de softwares que dão a possibilidade do vendedor performar com muito mais rentabilidade, organização e precisão durante o processo de vendas.

Você não pode mais vender do jeito antigo

Aquele profissional que ainda não entendeu que o mercado hoje mudou e que a tecnologia invadiu completamente a realidade do mundo de vendas já não tem condição de competir verdadeiramente com o restante do mercado.

Nesta nova realidade, investir em tecnologia para preparar vendedores é entender que CRM não é só uma ferramenta, mas uma estratégia capaz de ampliar a visão de um time comercial inteiro e trabalhar com informações capazes de realmente aumentar os resultados.

Por isso, quero trazer aqui motivos e razões para você começar a perceber que a utilização de CRM é o segredo para parar de perder vendas.

Você precisa organizar-se para vender mais

Nada pior que perder prazos, não estar por dentro de andamentos de projetos e não saber exatamente agir na hora certa. A partir da implementação de um CRM é possível saber quantos e quais contatos estão sendo gerados, em que fase da negociação um lead está e como é a melhor forma de atendê-lo. Além de poder ter mais facilidade para organizar dados, você aprende a lidar com eles.

Uma das razões principais para um péssimo rendimento de vendas de uma equipe é não ter um controle ideal da entrada e saída de vendas. A vida útil de um negócio tende a aumentar quando você tem a capacidade de ampliar e melhorar a qualidade do atendimento.

A sua antiga agenda já não dá conta de anotar e organizar todas as atividades, registrar informações primordiais dos seus clientes. Além de gerir toda sua base de contatos e clientes, um software é fundamental para evitar perda de dados importantes. Um CRM é segurança de que todo seu negócio estará acessível e organizado.

Você é capaz de oferecer um atendimento personalizado

É claro que se você consegue manter um banco de dados com informações do seu cliente, é bem mais fácil de personalizar seu atendimento e aproximar-se mais das suas necessidades, exigências e expectativas.

Os clientes de hoje estão cada vez mais exigentes e se você não trabalhar para aperfeiçoar o atendimento, certamente ele irá buscar isso em outro serviço ou produto. Além disso, com o acompanhamento registrado de clientes é possível oferecer inúmeras vantagens para melhorar seus índices de atração ou retenção de clientes.

O CRM é uma inteligência comercial fundamental para quem não quer estar fora da competição comercial em pouco tempo.

Você só vai se destacar com inteligência estratégica

Na era da informação, ter ferramentas que contribuem com sua inteligência comercial é fundamental. Quem deseja destacar-se dentro de um determinado mercado, precisará aprender a ler a realidade de maneira mais precisa. Com o auxílio desse olhar mais amplo da operação comercial, será possível encontrar pequenas maneiras de melhorar procedimentos, métodos e dinâmicas comerciais.

Posicionar-se de maneira tática dentro de um mercado é também sair na frente de concorrentes. A partir de relatórios, números e dados bem reais que o CRM oferece, será possível gerar resultados que aumentarão o rendimento comercial.

Estar em uma atividade comercial somente utilizando a antiga intuição ou a experiência profissional sem que haja um diferencial tecnológico de precisão não trará resultados verdadeiros. A grande vantagem do CRM é, a partir de dados concretos, conseguir identificar padrões e transformá-los em novas oportunidades de negócios.

Os números vão te ajudar a gerenciar sua equipe

Sempre falamos em uma gestão que tenha em mente pessoas.  Além de ser capaz de visualizar a produtividade da sua equipe, número de ligações realizadas durante um período, quantos e-mails foram enviados, quantas reuniões foram marcadas e concluídas, o gestor consegue ter uma visão ampla para detectar possíveis dificuldades da sua equipe e atuar diretamente no tratamento direto deste problema e obviamente a performance, o rendimento do seu time e a saúde dos seus negócios.

O CRM é muito mais que uma ferramenta de gestão de negócios, mas também faz com que o gestor entenda melhor seus vendedores e possa traçar caminhos para engajar mais sua equipe nos resultados individuais. Uma vez que está por dentro do processo de vendas, sabendo por exemplo, quanto tempo, como e de que maneiras são fechadas as vendas, possa investir em equipar mais, incentivar e aperfeiçoar sua equipe.

É possível gerenciar desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da venda, por exemplo. Isso sim não é só inteligência comercial, mas uma ótima maneira de gerir pessoas e resultados.

CRM: Inteligência comercial, gestão de equipe e aumento de rendimento

São exatamente essas três coisas que mudam a experiência do vendedor que opta pelo uso de um CRM. Hoje não é mais possível ter uma performance considerável de vendas sem utilizar uma boa ferramenta.  Descubra todo o potencial que uma equipe pode ter. Teste um CRM que entrega uma visão 360 graus da sua área comercial agora.

  • Última atualização: 27 de maio de 2020
  • Tags: ,
Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.