O que é Inbound Marketing e por que ele é tão importante para seu negócio?

Você realmente sabe o que é Inbound Marketing? Pois bem, ele foi criado em 2006 por Brian Hallingan, um dos fundadores da Hubspot, empresa que iniciou a difusão e comercialização do processo para o mercado.

Mas afinal, o que é Inbound Marketing? Entenda que este é um conceito bastante amplo mas, basicamente, se trata de um conjunto de técnicas que busca atrair o interesse dos consumidores em vez de empurrar para eles ofertas não desejadas. A sacada do Inbound é justamente levar para o público-alvo conteúdo de valor, no melhor momento e no lugar certo.

Por exemplo, quando você está com dúvidas sobre em qual software de CRM investir para o seu negócio, você pesquisa no Google e vê que um blog de determinada empresa de tecnologia tem um post explicando como tomar a melhor decisão. Naturalmente, o link irá chamar sua atenção e você irá clicar nele e conferir o conteúdo. Isso é uma estratégia de Inbound Marketing –que  ganha o interesse do seu público-alvo, entregando um conteúdo de qualidade no momento em que ele mais precisa.

O que é Inbound Marketing comparado ao Outbound Marketing?

Bem, agora que você entendeu o que é inbound marketing, entenda a diferença entre: Inbound e o Outbound Marketing. Apesar de terem o mesmo objetivo — que é gerar um maior volume de vendas e receitas , suas principais diferenças estão nos formatos. No Outbound, as pessoas são interrompidas por propagandas que nem sempre são do seu interesse, como os anúncios de TV e revistas, banners em sites, envio de e-mails para listas compradas, etc.

O Inbound, por sua vez, não busca impor uma oferta, mas fazer o consumidor se sentir atraído por ela. Por isso, a internet impulsionou o crescimento desse “novo marketing”, já que o público acessa conteúdos de sites, blogs, redes sociais e recebe e-mails de marcas às quais cedeu a permissão.
Se no Outbound você vai até os clientes, no Inbound se criam meios para que os clientes cheguem até sua empresa.

Qual a importância do Inbound Marketing?

Entenda agora a importância do inbound marketing para o seu negócio. Quando Hallingan inventou o termo, percebeu que o comportamento do consumidor estava mudando, especialmente com a internet. Era um momento no qual as pessoas começavam a ter o controle sobre onde consumir informação, conteúdo e entretenimento. Elas não estavam mais condicionadas a receber apenas o que a TV, os jornais e os outdoors exibiam.

Logo, sua importância visa ajudar o consumidor, e não comprá-lo. A base do Inbound Marketing está na criação e divulgação de conteúdo de qualidade para um público-alvo específico, através de mensagens direcionadas de forma segmentada.

Afinal, para que gastar grandes verbas com anúncios que destacam preços, promoções e as características dos meus produtos e serviços se é possível educar o mercado, envolver o público com bom conteúdo e ganhar a confiança deles?

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing está organizado em quatro etapas:

A primeira é a atração, responsável por gerar tráfego qualificado para o seu blog ou site.

Segunda, a conversão, na qual os visitantes deixam suas informações e contatos em troca de algum benefício, tornando-se leads.

A terceira é o relacionamento, que através de conteúdos de valor o lead é nutrido e preparado para o momento da venda.

Finalmente a quarta etapa, a venda, na qual o lead qualificado é encaminhando para o time comercial da sua empresa e de fato está pronto consumir o seu produto ou serviço, tornando-se um legítimo cliente da sua empresa.

É com essa tática que o Inbound Maketing consegue alavancar as suas vendas e trazer resultados concretos para a sua empresa.

Como tornar seu negócio conhecido?

Gerar visibilidade para a sua marca com o Inbound Marketing é fácil! Por dois motivos: conteúdos épicos viralizam e são reconhecidos. Quando você posta um artigo, vídeo ou infográfico completo, com informações ricas e que entregam valor para o seu potencial cliente, ele tende a ser compartilhado pelas pessoas — e não há melhor divulgação do que o compartilhamento na internet.

Da mesma forma, qualquer conteúdo publicado se torna um ativo permanente para a sua empresa, podendo ser acessado e mensurado sempre que o seu blog, site ou rede social estiver ativo. Não é como um anúncio no outdoor que várias pessoas visualizam e não tem como medir sua eficiência exata.

Por essa e várias outras  razões é que o Inbound Marketing se diferencia das demais estratégias de de Marketing.

Quer conhecer mais sobre o Inbound Marketing? Invista nessa estratégia e mude a forma como sua empresa interage com os clientes! 

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.