Como melhorar as vendas com Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração e consiste em fazer com que os clientes busquem – e encontrem – a empresa. Em vez do negócio ir atrás do cliente, é o consumidor que vai em busca da empresa. Nesse sentido, existe o chamado funil – ou pipeline – de vendas, em que cada nível indica um estágio de compra. Quanto mais perto do fundo a pessoa estiver, mais próxima ela está de se tornar cliente.

Com isso, essa estratégia é uma boa forma de gerar mais vendas. Quer saber como aumentar as vendas? Então veja a seguir como potencializar as vendas com Inbound Marketing.

Use Inbound Marketing para atrair potenciais clientes

A existência do Inbound Marketing já sugere que você utilize técnicas para atrair potenciais clientes. Por isso, é muito importante pensar em formas de garantir que essa atração aconteça da maneira certa e, principalmente, qualificada.

Para o sucesso no mundo digital, por exemplo, ter um site de qualidade é indispensável se o objetivo é criar um posicionamento online. Estar nas redes sociais também é benéfico para criar um canal de comunicação direto com o público e que é responsável por atrair potenciais clientes.

Ao fazer isso, você irá conseguir atrair pessoas que ainda não sabem que têm um problema ou que descobriram recentemente que precisam de uma solução. Nessa etapa, são chamadas de leads e podem ou não se transformar em clientes.

Entregue conteúdo de qualidade para qualificar e transformar leads em clientes

Falando nessa transformação, para transformar um lead em cliente é preciso fazer com que ele desça pelo funil de vendas. Para conseguir isso, uma excelente estratégia do Inbound Marketing é produzir conteúdo relevante e que ajude a responder as dúvidas desse interessado.

A essa estratégia dá-se o nome de fluxo de nutrição de leads e consiste, basicamente, em fazer com que o cliente tenha mais consciência sobre seu problema e qual pode ser a melhor solução para ele. Fazer isso também garante autoridade para o seu negócio, atraindo mais potenciais clientes automaticamente.

Entregue leads prontos para a compra ao comercial

Quanto mais nutrido o lead estiver, mais perto de fechar a compra ele estará. Se o fluxo de nutrição for feito do jeito certo, isso também significa que seu possível cliente estará considerando o seu negócio o uma opção para resolver o problema que ele possui.

Como resultado, o cliente está muito mais preparado para a compra, o que faz com que o processo de venda se torne mais fácil. Com isso, é preciso criar um fluxo de entrega em que esses leads qualificados são entregues repassados para o time comercial.

Com pessoas mais preparadas para realizar a compra, o time comercial precisa de menos investidas e de menos esforços para converter o lead em cliente, aumentando a taxa de conversão e, portanto, potencializando as vendas e aumentando o fluxo de clientes em sua loja.

6 dicas de Inbound Marketing para vender mais

Além de seguir esses passos, você também pode se aproveitar de algumas outras dicas que farão a diferença para vender mais ao utilizar o Inbound Marketing. Dentre as atitudes estão:

    1. Conheça quem é seu cliente, entenda do que ele precisa e o que ele espera, porque dessa forma ficará mais fácil atraí-lo;
    1. Crie uma persona que tenha as características do seu cliente ideal. Isso servirá tanto para as campanhas de Inbound Marketing como para o time de comercial se preparar;
    1. Dê preferência para conteúdo de qualidade entregue no momento em que a persona mais precisa, pois isso aumenta a atração;
    1. Adapte as formas de atração, como o conteúdo, para os diferentes meios e para diferentes públicos;
    1. Qualifique leads para facilitar o fluxo de nutrição dos possíveis clientes e
  1. Defina metas e mensure os resultados de atração e conversão para realizar otimizações.

Ao fazer isso, você garante que o possível cliente receba o que precisa no momento correto, aumentando a tração e as chances de converter em vendas.

O Inbound Marketing é uma estratégia importante e que pode servir muito bem para aumentar as vendas desde que seja utilizada da maneira correta. Atrair, qualificar e converter são palavras de ordem e que garantem que os números de venda sejam maiores no final ao mês.

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.