Se o seu site foi construído pensando apenas nos usuários de computadores (desktops e notebooks), saiba que você pode estar deixando passar ótimas oportunidades. Os usuários de celulares e tablets também são clientes em potencial, visto que estão progressivamente conectados, fazendo mais buscas e compras por meio de seus aparelhos. Os sites responsivos estão preparados para receberem acesso de diferentes dispositivos? Entenda o que é responsividade e por que a sua empresa deve investir em uma página responsiva!
O que é responsividade?
O conceito de responsividade se refere a um conjunto de técnicas de design e desenvolvimento web que permitem que uma página se adapte ao tamanho da tela do usuário. Sites responsivos tem essa capacidade, pois são mais flexíveis, alterando a organização dos elementos conforme necessário. Isso garante que o visitante tenha uma boa experiência de navegação, independente do dispositivo que estiver utilizando.
Por que investir na responsividade do seu site?
Construir um site responsivo já não é mais um diferencial. Dar liberdade aos seus clientes e futuros clientes para escolherem como acessar a sua página deve ser um compromisso da marca com a audiência. Sendo assim, veja alguns dos maiores motivos para se ter um site responsivo:
Para ganhar acessos de dispositivos móveis
O número de usuários de Internet móvel no Brasil vem crescendo e, segundo dados de janeiro de 2016, já representam 45% da população. Para efeito de comparação, de acordo com dados de janeiro de 2015, essa porcentagem era de 39%.
Ou seja, em um ano, o número de usuários de Internet móvel em nosso país saltou de 79 milhões para 93 milhões! Diante desse cenário, é de se esperar que uma fração dos usuários que chegam ao seu site esteja conectada em um dispositivo móvel.
Garantir a experiência do usuário
Visitantes que passam por dificuldades para interagir com o seu site acabam abandonando-o. As telas menores dos celulares podem afetar a navegação e a legibilidade de uma página.
Por isso, não podemos esperar que um design para desktop também funcione para smartphone ou tablet. O processo de elaboração de um design responsivo resolve esse problema, levando sempre em conta a experiência do usuário, seja qual for o aparelho.
Ter velocidade de carregamento
Páginas web desenvolvidas para aparelhos móveis são construídas para entregar conteúdo da forma mais direta possível, afinal, o usuário que acessa a Internet do celular quer um resultado rápido e com o mínimo de distrações. Além disso, precisamos lembrar que uma conexão por Internet móvel, em geral, é mais lenta que aquela que as pessoas têm em casa e está ligada a um plano de dados limitado. Um site que exibe apenas o necessário ao visitante, requer menos dados para carregar e fará o upload de informações mais rapidamente.
Garantir um bom posicionamento no Google
O Google considera a compatibilidade de páginas web com dispositivos mobile um fator de posicionamento para buscas móveis. Isso significa que, se um usuário de smartphone fizer uma pesquisa no Google relacionada à sua marca, o fato de o site da sua empresa ser responsivo, influenciará positivamente nos resultados de busca. Como a maioria dos usuários sequer passa da primeira página de resultados, estar entre as primeiras posições é um fator decisivo para alcançar um público maior.
Agora que você já sabe o que são sites responsivos. Que outros benefícios você acha que uma página responsiva pode trazer para o seu negócio? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: dispositivos móveis, por que investir, posicionamento no google, sites responsivos