WhatsApp Business: empresas brasileiras já podem usar!

Você já ouviu falar da novidade divulgada pelo WhatsApp? A empresa anunciou o WhatsApp Business recentemente – uma versão do popular aplicativo de troca de mensagens que será voltada para a comunicação entre empresas e seus clientes. O objetivo da ferramenta é revolucionar essa interação.

O WhatsApp Business funcionará como uma extensão do aplicativo e será voltado para pequenas empresas que utilizam a ferramenta para comunicação com o cliente. A ideia é facilitar essa comunicação e transmitir segurança aos consumidores – que podem se certificar de que estão conversando com um perfil empresarial.

Além disso, o aplicativo reúne diversas ferramentas que podem ser exploradas pelas empresas para otimizarem a interação com o público – incluindo respostas automáticas e estatísticas sobre a troca de mensagens.

Neste artigo você pode conhecer melhor as funcionalidades e saber como baixar o WhatsApp Business. Vamos lá?

O que é o WhatsApp business?

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp que pode ser utilizado pelas empresas para a criação de uma conta empresarial. O intuito é melhorar a experiência de uso comercial e facilitar a interação entre os clientes e as empresas – que já utilizam a versão normal do aplicativo, mesmo sem a possibilidade de criar um perfil empresarial.

Para saber mais: [eBook] O guia completo do Whatsapp Business para Negócios

Quais as novas funcionalidades deste aplicativo?

Para uma empresa, qual é a diferença entre usar o WhatsApp e o WhatsApp Business? O grande diferencial está nas funcionalidades que podem ser exploradas para otimizar a comunicação com o público. Confira quais são elas:

  • Tipo de Conta. As pessoas que entrarem em contato com a sua empresa saberão que estão se comunicando com um perfil empresarial, pois você estará registrado como uma conta comercial.
  • Funciona no desktop. Você pode enviar e receber mensagens no WhatsApp Business usando o seu computador.
  • Integração com Chatbots e respostas automáticas. É possível configurar respostas automáticas com o auxílio de um chatbot. Essa funcionalidade pode ser utilizada para saudações, responder questões frequentes, informar sobre a sua ausência, entre diversas outras possibilidades.
  • Migração de conversas. Para as empresas que já utilizam o WhatsApp para atendimento de clientes é possível migrar as conversas da conta antiga para o novo aplicativo.
  • Perfil empresarial. Com o WhatsApp Business é possível criar um perfil com informações úteis para os clientes – como uma descrição do negócio, telefone, e-mail, endereço e website.

Como usar o WhatsApp Business?

Para utilizar o WhatsApp Business é necessário que a empresa seja de pequeno ou médio porte (incluindo os Microempreendedores Individuais) e também é preciso que seja utilizado um número de celular que ainda não está vinculado a outra conta do Whatsapp. Cumpridos esses requisitos, basta realizar o download do aplicativo e criar o perfil da sua empresa.

Como ter um selo de verificação no WhatsApp Business

No WhatsApp Business é possível ter um selo de verificação, que aumenta a confiabilidade da empresa – assim como já acontecem em plataformas como o Twitter. Para ter uma conta confirmada é preciso que o número de telefone utilizado na conta seja verificado pela equipe do WhatsApp.

É possível analisar as estatísticas?

Outra ótima funcionalidade do WhatsApp Business é a possibilidade de analisar as estatísticas de mensagens. Isso inclui acesso ao número de conversas que foram enviadas, entregues e lidas – o que se torna um ótimo indicador para melhorar o uso da ferramenta na comunicação com público e inserir o aplicativo na sua estratégia de inbound marketing.

O WhatsApp Business já está disponível no Brasil?

O WhatsApp Business acabou de ser disponibilizado para empresas do Brasil e da Alemanha e está disponível somente para Android. Essa versão corporativa pode ser baixada gratuitamente na página da Google Play.

Depois de lançado no Brasil, basta ir até a Play Store e fazer o download gratuito do aplicativo para começar a utilizá-lo. Para os usuários do iPhone (iOS) ainda não há previsão de lançamento.

Uma nova tendência para ser explorada

As empresas devem sempre se antecipar às novas tendências para manter a competitividade, certo? O WhatsApp Business certamente é uma dessas tendências que merece a sua atenção e pode ser explorada para otimizar o relacionamento com o público.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comece a estruturar uma estratégia de vendas para a sua empresa . Confira todas as dicas sobre como você pode fazer isso com o nosso eBook: Marketing Digital: um passo a passo completo para iniciantes.

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.