Como aumentar os lucros do seu e-commerce em tempos de crise?

Para como aumentar os lucros do seu e-commercer, primeiro você precisa entender que o número de brasileiros com acesso à internet não para de crescer — são cada vez mais desktops, notebooks, tablets e smartphones por aí, além de conexões mais velozes e confiáveis. O varejo, portanto, não pode deixar de se adaptar a essa realidade — e deve enxergar, no e-commerce, uma chance de vencer a conjuntura econômica ruim e conquistar melhores resultados.

Expandir um negócio para a web pode, realmente, ser uma excelente alternativa para as empresas se destacarem — mas é preciso fazer isso da maneira correta, com inteligência e estratégia. Quer descobrir como aumentar os lucros do seu e-commerce mesmo em tempos de crise?

Listamos algumas dicas sobre como aumentar os lucros do seu e-commerce, confira!

Use a criatividade brasileira no seu e-commerce

O brasileiro é um povo criativo por natureza — e o famoso “jeitinho”, muitas vezes visto de forma perniciosa, pode também surgir como a solução de muitos problemas. Em geral, não nos contentamos com o básico — queremos encontrar soluções e estratégias exclusivas para encantar nosso cliente.

Neste contexto, o comércio eletrônico pode ser muito vantajoso, pois oferece inúmeras possibilidades para quem quer apresentar um diferencial e vencer a crise. Através de algumas ações — como brindes, programas de fidelidade, criação de combos, promoções relâmpago e email marketing — é possível fidelizar o comprador e torná-lo um parceiro perene, algo essencial quando a competitividade é alta e a conjuntura econômica não é das melhores.

Foque nas pessoas

O primeiro passo para ter sucesso em um e-commerce é saber que o foco deve sempre estar nas pessoas. Além dos clientes possuírem o poder de decisão, eles também estão cada vez mais conectados.

A satisfação do comprador pode aumentar sensivelmente a capacidade de engajamento da empresa e diminuir o número de abandono do carrinho — as marcas não são nada além do que aquilo que seus clientes dizem que ela é! Portanto, tenha total atenção à interação virtual, desenvolva estratégias de premiação, foque no atendimento ao cliente e marque presença nas redes sociais — esse é um dos grandes segredos do setor.

Invista no overdelivering

O overdelivering é uma maneira relativamente nova de encantar os clientes. O nome, originário da língua inglesa, quer dizer algo como “entregar a mais”. Empresas dos mais diversos setores estão utilizando essa estratégia como uma forma de surpreender e fidelizar o comprador.

Ela, de forma resumida, consiste em entregar algo além do que eles anseiam, agregando valor à experiência de compra. Por exemplo, se a pessoa adquiriu um determinado produto, você pode entregá-lo em um prazo menor do que o estipulado, enviar uma mercadoria relacionada de brinde ou, até mesmo, mandar um vale desconto para outros itens da mesma linha ou marca. O segredo é surpreender, gerando uma satisfação muito maior para o seu consumidor.

Estabeleça um bom pós-venda

Quem disse que sua atuação deve acabar quando o comprador receber o produto? O e-commerce de varejo não pode se dar ao luxo de não compreender bem a opinião dos seus clientes — um excelente pós-venda é um dos segredos do sucesso no mercado virtual.

Em tempos de crise, investir nessa estratégia pode ser essencial para saber onde sua empresa está acertando, onde está errando e, também, compreender melhor se você precisa realinhar estratégias, reforçar o marketing ou aprimorar qualquer aspecto. Além disso, essa tática estabelece uma relação de confiança com o consumidor, que se sente valorizado e tenderá a comprar mais vezes.

Essas são algumas dicas para aumentar os lucros do seu e-commerce em tempos de crise. O varejo tende a ser sempre competitivo — mas, com a atitude certa, é possível trilhar os caminhos do sucesso. Gostou do artigo de hoje? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.