Sabemos que o panorama está favorável para quem se preocupa em fazer diferente, investir em pessoas e criar uma identidade. O futuro da sua empresa depende também do empenho e desenvoltura de quem trabalha nela. Você já ouviu falar sobre endomarketing? No mundo dos negócios muitas vezes é confundido com comunicação interna. A comunicação interna busca informar o público intern
o, deixar o seu funcionário por dentro dos programas, eventos, metas, novos produtos, etc. O endomarketing está ligado à motivação e ao engajamento dos seus funcionários.
Mas afinal, o que é endomarketing?
Endomarketing são estratégias do marketing, da administração e de recursos humanos aplicadas ao público interno, ou seja, aos funcionários. Essa estratégia é pensada para fazer com que seus funcionários se tornem verdadeiros colaboradores e efetivamente comprem a ideia, a visão, a missão, os valores, a filosofia e a relevância do produto da sua empresa.
O resultado do endomarketing é uma equipe engajada e alinhada com as diretrizes da sua empresa. Assim, é possível obter colaboradores mais produtivos e aumento nas vendas. A estratégia também melhora a experiência dos funcionários dentro da empresa, colaborando para uma imagem mais positiva do seu negócio.
Entenda porque vale a pena aderir
O primeiro passo para responder essa pergunta é reconhecer que a visão dos seus colaboradores sobre a empresa influencia muito nas vendas. Afinal, são eles que representam sua empresa no dia a dia para o cliente.
Investir em endomarketing é uma estratégia inteligente para aumentar as vendas. Funcionários mais engajados serão mais produtivos, e principalmente, trabalharão com mais qualidade. Assim, seus clientes terão um serviço melhor.
Através de ações do endomarketing, como treinamento de funcionários e workshops, é possível conectar sua equipe com os valores da sua empresa.
Estratégia é algo que visa o futuro. Se você deseja que o seu negócio seja um grande case de sucesso, seus funcionários precisam ter isso em mente. É preciso trabalhar a perspectiva. Você conhece a fábula dos três pedreiros?
Um rapaz estava caminhando na rua e viu homens trabalhando numa construção. Então perguntou a um dos operários que estava misturando o cimento: “O que você está fazendo?”. O rapaz respondeu: “estou misturando cimento”. Não satisfeito, logo adiante fez a mesma à outro operário e ele respondeu: “estou levantando uma parede”. A resposta foi insuficiente, até que mais na frente avistou mais um operário e novamente perguntou o que o rapaz estava fazendo, esse respondeu orgulhoso: “estou construindo uma catedral!”.
Com esse exemplo fica fácil entender porque é tão fundamental que seus funcionários estejam conectados com o propósito da empresa e estejam cientes de tudo que acontece. Assim, eles também vão entender que têm um papel importante na construção da sua empresa.
Se a equipe não acredita no que faz, como o cliente vai acreditar?
As 3 etapas fundamentais para implementar uma estratégia de endomarketing na sua empresa
- Analise o panorama
Para pôr em prática uma estratégia de endomarketing, comece compreendendo quais as maiores dificuldades dos seus funcionários, as queixas e os pontos fracos da comunicação interna da sua empresa. Qual setor que precisa de mais atenção?
Pense que tipo de funcionário você deseja. Em seguida faça a reflexão: se eu fosse esse tipo ideal de funcionário eu estaria satisfeito trabalhando na minha organização?
- Elabore um plano de ação
Como numa campanha de marketing, antes de tudo é preciso conhecer o seu público. Para atingi-los de forma eficiente, observe através de qual ferramenta a comunicação é mais comum ou tem mais qualidade, email, mural, horários livres, redes sociais, etc.
Em seguida, decida seus objetivos mensuráveis, ou seja, suas metas para um tempo determinado. Para quê vai servir sua estratégia de endomarketing? Pode ser desde unir a equipe para o alcance das metas a inserir uma nova ferramenta de comunicação.
O mais importante é pensar qual a mensagem que você deseja passar.
Você pode usar os canais de comunicação interna para pôr em prática sua campanha de endomarketing. Além de ferramentas de recursos humanos, como treinamentos.
- Avalie
É muito importante que, após iniciar sua estratégia, você mantenha um acompanhamento periódico, para mensurar os resultados e avaliar a eficácia que ela tem.
Endomarketing deve fazer parte da sua estratégia de marketing de conteúdo
A união entre suas estratégias de marketing de conteúdo e de endomarketing é capaz de educar para a visão do seu negócio. O marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para atrair e fidelizar clientes. Para pôr em prática, é importante ter um planejamento para o público alvo e para o público interno – é nesse ponto que o endomarketing pode ser o diferencial.
Seus colaboradores precisam estar por dentro do seu programa de marketing de conteúdo para que possam atuar alinhados com ela. A melhor forma é esclarecer sua estratégia, mostre a importância e os benefícios, incentive a participação e mostre os resultados.
Quando se trata de fidelizar, o marketing de conteúdo aumenta 3,2 vezes o número de leads (Content Trends, 2017), o que representa uma grande vantagem para às empresas. É possível potencializar esses resultados com a ajuda de seus funcionários.
Funcionários que conhecem e se interessam pelos conteúdos que sua empresa oferece vão saber informar melhor o cliente, vão ajudar na divulgação, e também ficarão por dentro do conteúdo – e por isso mais capacitados.
Endomarketing como diferencial da sua empresa
“Uma empresa só será capaz de superar em desempenho os concorrentes se conseguir estabelecer uma diferença perdurável.”
Essa frase é do administrador Michael Porter. Investir em endomarketing é um diferencial, afinal, são pessoas que movem a sua empresa. Então invista, capacite e desenvolva seus colaboradores.
Quer aprender mais sobre marketing de conteúdo e como ele pode alavancar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: endomarketing, estratégia de marketing, marketing de conteúdo, vendas