A torcida se levanta na arquibancada. É hora de anunciar a escalação do time de marketing e vendas que vai a campo representando o sucesso da empresa no mercado!
Apesar da empolgação de todos que observam as operações (que poderiam facilmente ser comparadas a uma partida de futebol), muitas empresas têm dificuldades em escalar um time de marketing que realmente pode levar a organização à vitória.
É preciso não só encontrar os profissionais corretos, mas também criar a tática ideal para buscar os resultados positivos.
Para se destacar em um mercado repleto de concorrentes, a equipe de marketing e vendas precisa jogar com o coração na ponta da chuteira. Neste artigo, veremos qual é a escalação ideal para o seu time de marketing e vendas. Confira!
A composição dos times de marketing no Brasil
Você sabe qual é a composição dos times de marketing no Brasil?
De acordo com a pesquisa Content Trends 2017, as funções de Analista de Marketing, Redes Sociais e Gestor de Conteúdo estão mais presentes nas agências. Apesar das diferenças internas entre uma empresa e outra, poderíamos escalar essa seleção da seguinte forma:
1. Técnico – Gerente de Projetos
As equipes de marketing possuem diversas responsabilidades – precisando atender às diferentes necessidades de muitos departamentos dentro de uma organização e enfrentando um desafio no momento de definir a prioridade das tarefas.
O gerente de projeto ganha o status de técnico do time de marketing porque é esse profissional que atua como um elo entre a equipe de marketing digital e o resto da organização.
Ele se divide entre o gerenciamento da equipe e o gerenciamento de todas as solicitações recebidas – passando as instruções necessárias para o time de marketing e vendas.
Um bom gerente de projetos é especialista em metodologias ágeis, como o Scrum, e domina ferramentas de gestão, como o Trello e Basecamp.
2. Capitão – CEO
Toda equipe de sucesso precisa de um líder que chame a responsabilidade e cobre os resultados dos outros integrantes, certo? Isso é uma verdade tanto em um campo de futebol quanto dentro de um departamento de marketing. A braçadeira de capitão fica com o CEO – que guia todo o time em direção aos objetivos traçados.
3. Goleiro – Customer Success
O goleiro é o principal responsável por defender um time de futebol do seu principal perigo: sofrer gols e perder a partida. Para um departamento de marketing, o maior perigo é a insatisfação do cliente – e o Customer Success é o profissional que tem como objetivo fazer o atendimento e garantir experiências positivas para todos os clientes.
4. Zagueiro – Designer
Na retaguarda, trabalhando como um dos pilares do time de marketing e vendas, o designer é responsável pelo aspecto visual das ações realizadas pela equipe. Apesar de não jogar no ataque, seu desempenho costuma ser fundamental para o sucesso do time – ajudando o seu público a entender e lembrar da mensagem com mais eficácia do que com um texto sozinho.
5. Zagueiro – Programador
Fazendo companhia na retranca para o designer, temos o programador. O seu trabalho pode não ser tão vistoso quanto as artes do designer (é como comparar a popularidade de David Luiz com Thiago Silva), mas todo bom time começa pela base. Assim, é o programador quem torna possível a execução de grande parte das ações no ambiente digital com o seu conhecimento para estruturar e editar páginas.
6. Lateral Esquerdo – Social Media
As redes sociais são muito importantes para uma estratégia de marketing digital, não é? O Social Media é o profissional responsável pelo desenvolvimento das ações da sua empresa nesses ambientes – gerando conteúdos, interagindo com o público e realizando atendimentos pontuais.
7. Lateral Direito – Redator Web
Se de um lado do campo temos o Social Media, do outro lado temos o Redator Web – que é o responsável pela produção de conteúdos relevantes para a sua audiência. Esse profissional tem a responsabilidade de publicar informações úteis no blog e site empresarial.
8. Meio Campo – Content Manager
O meio de campo do seu time de marketing e vendas inicia com um Content Manager, que cuida da estratégia e da execução dos conteúdos: sites, blogs, e-mails, mídias sociais, etc. Atuando juntamente com o Redator Web, essa dobradinha pode garantir ótimas jogadas para a sua empresa.
9. Meio Campo – Analista de Performance
Todo meio de campo de sucesso precisa de um jogador inteligente, que consegue pensar o jogo e integrar a defesa com o ataque, certo? Dentro de um time de marketing e vendas, este profissional é o Analista de Performance – que consegue analisar e gerenciar as campanhas executadas.
10. Meio Campo – Analista de SEO
Outra função muito importante em um time de futebol é aquele jogador que aparece em todo o campo e contribui com todos os companheiros. Um Analista de SEO garante o uso das principais técnicas de SEO para melhorar o posicionamento das páginas da empresa nos mecanismos de busca – trabalhando em conjunto com todos os membros da equipe.
11. Atacante: SDR (Pré Vendas)
Os atacantes têm a função de finalizar as jogadas, certo? O SDR (Sales Development Representative) é responsável por criar oportunidades de gol, assim como o Philippe Coutinho deve fazer nesta copa da Rússia – revisando, contatando e qualificando leads para aumentar as chances de fechar uma venda.
12. Atacante: Vendas (Rep)
Se o SDR cria as oportunidades de venda, o profissional de vendas (Rep) é o goleador do seu time, o Neymar Jr. É ele quem coloca a bola dentro das redes. Ele faz a abordagem final para fechar negócios, parte pro abraço e, quem sabe, ainda pede uma música no Fantástico?
Como escolher os profissionais corretos?
Agora que já entendemos qual é a escalação ideal do time de marketing e vendas, é preciso encontrar os melhores profissionais para vestir a camiseta da sua empresa e fazer uma bela campanha. Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga selecionar os profissionais corretos:
- Identifique as necessidades da sua empresa;
- Analise os principais desafios de cada uma das atividades de marketing;
- Construa o perfil ideal para cada candidato;
- Planeje o processo de seleção consciente de quais cargos precisa preencher;
- Foque não só nas qualidades técnicas, mas também nos aspectos comportamentais.
Como qualificar a equipe?
O sucesso de qualquer time está no treinamento. Por isso, depois de contratar os profissionais, é preciso pensar na qualificação deles. Veja algumas dicas para colocar isso em prática:
- Deixe claro quais são os objetivos da empresa e o que é esperado dos profissionais;
- Dê feedbacks frequentemente e facilite a comunicação;
- Invista em capacitações, treinamentos, palestras e outras atividades para o aprendizado;
- Incentive o trabalho colaborativo entre todos os membros do time;
- Trabalhe constantemente na motivação da equipe para manter a qualidade do trabalho.
Está pronto para o sucesso do time de marketing e vendas?
Um time de marketing e vendas pode conduzir toda a organização ao sucesso. Para isso, é preciso dar uma atenção especial aos profissionais que fazem parte dessa equipe e garantir que todos estejam jogando em busca dos mesmos objetivos.
Como está estruturado o seu time de marketing e vendas? Se você deseja acompanhar mais conteúdos como este, acompanhe as redes sociais da Resulttado!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: copa do mundo, time de marketing, vendas