Como criar uma estratégia de marketing digital?

Em tempos difíceis as organizações precisam se manter competitivas nesse cenário, é fundamental otimizar seus processos e investir em uma estratégia de marketing digital aderente ao momento atual e ao perfil do consumidor, que também se adapta às mudanças do mercado.

Se você está com dificuldades para planejar a melhor estratégia de marketing digital ou precisa de algumas ideias, montamos sete dicas para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados, confira!

#1. Defina os objetivos

Para determinar a melhor estratégia de marketing, é fundamental conhecer seus objetivos antes de começar a planejar. O que você deseja fazer? Aumentar o tráfego de seus canais digitais? Fidelizar clientes? Melhorar as vendas? Estabeleça as metas de acordo com as necessidades da sua empresa.

#2. Conheça a persona de seu negócio

Após determinar seus objetivos, você precisa identificar as características e o perfil de seu público – também conhecido como persona, representações semificcionais que ilustram o cliente ideal de sua empresa. Essa etapa é fundamental, tanto para quem está começando, quanto para quem já está no mercado há mais tempo.

Se seu negócio é novo, conhecendo seu público de interesse, você poderá produzir conteúdos mais relevantes e que irão atraí-lo e tornar sua taxa de conversão maior.

Se você já é experiente, tenha em mente que é essencial conduzir pesquisas para verificar se as necessidades, desejos e características de seu cliente não mudaram.

Conhecendo a sua audiência, você saberá a quem destinar a sua mensagem, onde divulgá-la e como atrair seu público para a conversão. De acordo com pesquisa, empresas que criaram estratégias baseadas em suas personas, apresentaram um aumento de 111% na taxa de abertura de seu e-mail marketing e de 100% de visitas em páginas de seus sites.

#3. Execute uma auditoria de conteúdo

É hora de rever suas ações e resultados considerando o ano que passou e definir o que você pode fazer de forma diferente. Por exemplo, caso você tenha publicado posts semanais em 2019, considere criar um ebook com todas as postagens, gerando um guia definitivo referente a algum tema, dessa forma, você estará oferecendo informações em um formato diferente e rico para seus clientes.

#4. Crie um sistema de gerenciamento de conteúdo

Um dos principais pontos de uma estratégia de marketing digital de sucesso é agregar valor aos conteúdos, oferecendo temas que realmente interessem ao seu público.

É preciso organizar, armazenar e consolidar todas as peças que irão fazer parte de um conteúdo: textos, imagens, infográfico, vídeos, etc. em um único lugar – o sistema de gerenciamento de conteúdo – tornando o processo de montagem de um post mais completo e prático. Uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo é o WordPress.

#5. Utilize ferramentas para criar novas ideias de conteúdo

É hora de começar a criar ideias para o próximo projeto de conteúdo. Há algumas ferramentas que podem auxiliar nesse momento, assim ficará mais fácil acompanhar os tópicos mais populares, determinar as melhores palavras-chave e escolher um título poderoso para a sua publicação.

#6. Determine quais tipos de conteúdo você quer criar

Existe uma grande variedade de opções para criação de conteúdo à disposição, listamos algumas opções:

  • Blog posts: os posts devem conter conteúdo valioso para os leitores, de forma a atraí-los a acompanhar e compartilhas as postagens em outros sites e nas mídias sociais. Esse tipo de conteúdo ajuda as empresas a se tornarem referência e autoridade em sua área de atuação.
  • Ebooks: são ferramentas de geração de leads. Após ler a postagem em um blog, os visitantes podem buscar um conteúdo mais aprofundado para obter outras informações. Após o preenchimento de um formulário com os dados dos potenciais clientes, o conteúdo é disponibilizado.
  • Vídeos: representam uma forma de conteúdo bastante envolvente, já que podem ser compartilhados por meio das redes sociais. Requerem um investimento mais alto de tempo e recursos, mas também podem trazer um bom retorno para a empresa: de acordo com pesquisa, 64% das pessoas ficam mais propensas a comprar um produto online após terem assistido a um vídeo sobre ele.
  • Infográficos: são recursos que tornam mais atrativa a visualização de dados, estatísticas e outros conteúdos. Há estudos que apontam que conteúdos visuais, como os infográficos, têm potencial 40% maior de ser compartilhado do que outros tipos de conteúdo.

#7. Publique e gerencie seu conteúdo

Sua estratégia de marketing deve contemplar os tipos de conteúdo que serão publicados e também organizá-los. Com a ajuda de um calendário editorial, você poderá publicar conteúdos diversificados.

Já por meio de um calendário de conteúdo de mídias sociais, você poderá promover e gerenciar seu conteúdo em outros sites. Não ignore tópicos oportunos, mesmo que sejam pesquisados em alguns meses, eles podem ajudar a gerar tráfego.

Para colocar essas dicas em prática e ter a melhor estratégia de marketing digital, você precisará ser organizado e criativo, aprender com os erros e acertos do ano passado e estar em busca de melhoria constante.

Então, pronto para criar sua estratégia de marketing digital? Você tem alguma dúvida ou dica adicional sobre esse tema? Envie sua dúvida no meu Instagram @fabiofemaciel.

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.