A In Loco Media tem uma grande lição a ensinar a todos os empreendedores que desejam alcançar o sucesso em suas startups. O mercado tecnológico é competitivo – e está cada vez mais disputado, uma boa prova dessa concorrência é o Porto Digital, em Recife, onde estão instaladas mais de 290 empreendimentos do setor de tecnologia e inovação.
Por isso, as empresas devem cada vez mais se destacar e mostrar de forma inovadora os seus produtos e serviços para não serem ultrapassadas.
O principal desafio encarado pelas empresas para fazer sucesso com o público é conseguir levar inovação aos seus serviços e produtos. Isso é reforçado com o crescimento substancial da tecnologia a todo instante. A cada dia que passa o mundo se torna ainda mais digital – e isso reflete diretamente nas expectativas do consumidor.
Observando essa tendência, a In Loco Media desenvolveu um produto único no mercado, que possibilita que o anúncio mobile chegue assertivamente para os clientes de forma personalizada e geolocalizada. Mas, além disso, o crescimento da startup teve como bases sólidas estratégias de Inbound Marketing e Growth Hacking adotadas pelo squad de marketing e por toda a empresa.
Veremos a seguir como aconteceu o crescimento surpreendente da In Loco Media no mercado das startups e como sua empresa pode aplicar essas estratégias dentro do seu negócio!
O que faz In loco Media?
A In Loco Media é uma empresa fundada em Recife no ano de 2014 e, apenas três anos depois, é a maior rede de anúncios mobile da América Latina – com 55 milhões de usuários únicos e 11 bilhões de impressões mensais. Todo esse sucesso só foi possível graças à sua tecnologia inovadora de localização indoor, que é a melhor solução publicitária para alcançar um público-alvo em determinado local de forma assertiva e segmentada.
O que a In Loco Media faz é uma grande evolução na forma como as empresas alcançam o seu público-alvo. Através de uma tecnologia de geomarketing, é possível entregar anúncios personalizados de acordo com a localização geográfica do usuário e com os padrões traçados baseados em seus gostos, hábitos e demais particularidades.
Para entender melhor o sucesso de marketing digital da In Loco Media, destacamos alguns pontos interessantes da entrevista realizada entre Victor Pinheiro, Content Manager da Resulttado e Eduardo Martins, CMO e Co-fundador da In Loco Media:
Victor Pinheiro: Quando de fato começou as primeiras estratégias de marketing digital da In loco Media?
Eduardo Martins: Em 2015, iniciamos as estratégias de marketing digital da In Loco Media. Ela foi baseada na metodologia de Inbound Marketing e possuía uma estrutura bastante enxuta, com apenas com 1 design e 1 produtor de conteúdo. Além disso, desde o início utilizamos o software de automação de marketing da RD Station, no qual conseguimos alcançar resultados bem satisfatórios.
Victor Pinheiro: Como a In Loco Media conseguiu escalar os seus resultados?
Eduardo Martins: Em 2016, a empresa começou a trabalhar bem o funil de vendas e a produzir vídeos em motion para divulgar nosso negócio. Nesse momento o público-alvo era composto basicamente por publicitários e os conteúdos tinham como temática o mobile e a geolocalização. Com foco em inbound sales, criamos um time específico de vendas, que hoje grande parte atua em São Paulo.
Victor Pinheiro: Atualmente qual é o maior desafio da In Loco Media em seu mercado?
Eduardo Martins: O principal desafio hoje da In Loco Media é definir o seu posicionamento no mercado enquanto empresa de tecnologia, pois possuímos a única ferramenta mobile de geolocalização do mercado e não temos concorrentes diretos.
O que a estratégia de Inbound Marketing e a In Loco Media têm em comum?
Simples! As ações de marketing realizadas pela In Loco Media são estratégias de Inbound Marketing!
O primeiro aspecto que merece destaque é a segmentação do público-alvo. Quanto mais segmentado for o seu público-alvo, mais fácil será comunicar-se com ele de forma efetiva e entregar valor por meio dos seus conteúdos.
Outro ponto em comum é a mensuração dos resultados através de métricas de performance, o que possibilita acompanhar a eficiência das ações e promover o crescimento do seu negócio. Isso continua sendo realizado até hoje pela In Loco Media através da geração de conteúdos personalizados em seu blog e acompanhamento do engajamento do seu público nas redes sociais.
Por melhor que seja o seu produto ou serviço, as campanhas de marketing digital são fundamentais para mostrar ao seu público-alvo quais resultados a sua empresa pode proporcionar para eles.
A experiência do consumidor com o seu negócio começa antes do momento da compra, através dos conteúdos que sua empresa publica e a forma como ela se relaciona com seus clientes.
Como as empresas de tecnologia podem se beneficiar do Inbound Marketing?
Mas afinal, como é que o Inbound Marketing pode acrescentar valor para o seu negócio em específico?
Toda a estratégia é voltada para a atração e fidelização de clientes, aumentando os resultados alcançados por sua empresa e criando uma estratégia crescente e escalável.
Além disso, podemos destacar algumas ferramentas do Inbound Marketing que podem ser utilizadas pelas empresas de tecnologia para potencializar seus resultados em vendas:
- Segmentação do público. Conforme acabamos de ver, a segmentação do público-alvo permite que você atinja os seus clientes de forma certeira. Uma abordagem generalista e sem customização tende a passar despercebida por todos sem chamar atenção, além de não trazer resultados mensuráveis.
- Geração de conteúdo. A publicação e divulgação de conteúdos relevantes que agregam valor à vida do seu público é a principal forma de aproximá-los da sua marca, educá-los sobre o seu produto/serviço e dar início a um relacionamento sólido e que leve até momento da final da compra.
- ROI. O Return Over Investment (ROI) é um indicador que avalia o retorno financeiro gerado pelo seu investimento. É com base nessa análise que você consegue identificar se a sua estratégia está sendo bem-sucedida e rentável para a sua empresa.
Growth Hacking é o segredo do sucesso das startups!
Você já ouviu falar do Growth Hacking? Trata-se de uma metodologia inovadora que proporciona um grande crescimento em um menor espaço de tempo – assim como aconteceu no caso da In Loco Media, Google, Facebook e outras empresas do segmento de tecnologia e inovação.
Conseguir aplicar isso de forma efetiva é o grande segredo para o sucesso das startups que desejam dominar o mercado. Na prática, isso significa gerar soluções fora da caixa com foco no crescimento sustentável, ágil e escalável.
O Growth Hacking se apoia em três pilares básicos: psicologia do consumidor, tecnologia de marketing e a definição de processos. Ao combinar essa metodologia com estratégias eficientes de marketing digital é possível elevar a sua empresa para um alto nível em pouco tempo.
Por que as startups precisam de uma estratégia de Inbound Marketing?
As empresas de tecnologia e startups precisam estar atentas não só na inovação em relação aos seus produtos, mas também na forma como captam os seus clientes e efetuam suas vendas. Essa é a fórmula de sucesso para conquistar o público certo e alcançar clientes com o menor custo de aquisição (CAC).
Os indicadores e métricas possuem um lugar fundamental no universo das empresas de TI. Pois, são essas ferramentas que servem para guiar e medir a evolução do desempenho da sua empresa. Sendo assim, seria uma ótima ideia investir numa estratégia que pode ser reavaliada e aprimorada em todas as etapas, não é mesmo? E o nome dessa estratégia é Inbound Marketing!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: geomarketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, startups