Como funciona a jornada do cliente no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que foca não apenas nas vendas, mas também no consumidor. Seu principal objetivo é fazer com que o cliente percorra todas as etapas do processo de compra até que ele efetivamente realize uma compra. Mas afinal, quais são os passos seguidos por ele? Neste artigo, você saberá como funciona a jornada do cliente no Inbound Marketing e como colocá-la em prática no seu negócio. Acompanhe:

Como funciona a jornada do cliente?

A jornada do cliente é embasada nas fases do funil de vendas. Confira, a seguir, quais são elas e o que acontece em cada uma:

Primeira etapa: atrair

Para atrair possíveis clientes para o seu site, sua empresa deve criar uma vasta quantidade de artigos, otimizando-os para os mecanismos de buscas e divulgando-os através dos canais disponíveis (como redes sociais, e-mail marketing e até mesmo links patrocinados). Mas como levar o consumidor para a próxima etapa?

No fim dos artigos, inclua uma chamada para a ação (ou CTA, sigla do inglês call to action) e convide o leitor para uma próxima atividade — pode ser deixar um comentário no post ou assinar sua newsletter, por exemplo. Vamos a um exemplo prático de como isso funciona?

Imagine que Marcos, um jovem professor de matemática cujo hobby está relacionado à área de atuação da sua empresa, está em busca de mais informações sobre determinado assunto. Em uma rápida pesquisa no Google, realizada através de uma palavra-chave, ele encontra o seu artigo.

Ao ler, ele se encanta com o conteúdo e decide solicitar o envio de mais informações, inscrevendo-se na newsletter, fornecendo informações pessoais (como nome completo e e-mail) e tornando-se um lead.

Segunda etapa: converter

A partir do momento em que o consumidor inicia um diálogo com o seu negócio, é hora de construir um relacionamento. Observe que a primeira etapa funciona como uma espécie de peneira, segmentando pessoas que possuem interesse no seu produto ou serviço.

Você deverá nutri-lo com informações relevantes por meio do e-mail marketing, além de produzir conteúdo que poderá ter alguma utilidade para ele em formatos como e-books, vídeos e infográficos.

Seguindo com nosso exemplo, Marcos tem o costume de acessar o e-mail todos os dias e, frequentemente, recebe uma mensagem interessante do seu negócio. Ele está ficando encantado com o conteúdo e começando a reconhecer sua empresa como autoridade no assunto.

Terceira etapa: fechar

Quando as plataformas de e-mail marketing detectam um alto nível de engajamento do consumidor, é chegada a hora de fazer uma oferta. Isso pode ser notado por meio dos indicadores-chave de performance, como a taxa de abertura e de cliques.

Esse tipo de cliente é chamado de lead qualificado, pois as probabilidades de ele efetuar uma compra são grandes.

Agora, Marcos confia na sua marca. Ao receber uma oferta, portanto, ele se sentirá à vontade para fechar um negócio.

Quarta etapa: encantar

É muito mais fácil manter um cliente do que conseguir novos, então continue nutrindo o seu comprador com conteúdo de qualidade cada vez mais específico. Além de fazer com que ele se torne leal à sua marca, o material irá lembrá-lo da existência da sua empresa quando ele precisar fazer um novo negócio.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a jornada do cliente no Inbound Marketing. Gostou deste artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos de qualidade. É de graça!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.