O Marketing de Conteúdo Jurídico pode ser a estratégia perfeita para gerar novas oportunidades de negócio para o seu escritório de advocacia. Como você deve saber, existem duas maneiras de conseguir um cliente na área jurídica: indicação ou autoridade no mercado. E você não quer depender apenas das indicações, não é mesmo?
Seria muito complicado deixar o sucesso do seu escritório nas mãos das indicações de clientes. É preciso buscar formas de ganhar autoridade no mercado e ser reconhecido mesmo pelas pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho. A pergunta que fica é: como gerar autoridade de forma assertiva?
O Marketing de Conteúdo Jurídico contribui para a criação de autoridade no mercado e é muito eficiente na captação de novos clientes. Quer saber como implantar essa estratégia no seu escritório de advocacia? Então confira!
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
O marketing digital é uma grande tendência no mercado. Entre as suas estratégias é muito comum a confusão entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Apesar de elas estarem associadas e funcionarem muito bem em conjunto, é importante saber diferenciá-las para tirar o máximo de cada uma delas.
O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo com o objetivo de solucionar parte dos seus problemas, auxiliar no processo de decisão e atrair novos clientes. É uma forma muito eficiente de alcançar diretamente o seu público e criar uma percepção positiva em relação à sua marca.
Como seria uma estratégia de marketing de conteúdo para o setor jurídico?
Pense em um escritório especializado na área trabalhista. Qual seria a melhor maneira de criar autoridade no mercado e atrair novos clientes? O seu crescimento seria muito lento caso dependesse apenas de indicações, você não acha? Enquanto isso, vários outros escritórios com mais tempo de mercado continuariam atraindo a maior parte do público.
Com a utilização do marketing de conteúdo jurídico esse escritório seria mais efetivo nessa missão. Ele poderia publicar conteúdos tirando dúvidas a respeito dos direitos trabalhistas dos trabalhadores, ou então dando dicas aos empregadores para cumprir todas as exigências legais. Publicar frequentemente conteúdos que agregam valor à vida do público permite a construção de audiência e autoridade.
Confira algumas dicas para aplicar essa estratégia no seu escritório de advocacia:
- Defina sua persona: Persona é um personagem semi-fictício que reúne as principais características do seu potencial cliente. A sua definição é muito importante para você compreender melhor as necessidades do seu cliente e direcionar melhor a comunicação dos conteúdos produzidos, criando assim, uma relação de empatia entre seu escritório e seus futuros clientes.
- Invista em conteúdos que sejam de fácil entendimento pelas suas personas: Principalmente na área jurídica, é preciso adaptar a linguagem ao público-alvo, para que desta forma, ele consiga absorver melhor as informações, sem ficar confuso acerca dos termos técnicos e jurídicos.
- Conheça o CED da OAB: Já abordamos anteriormente no artigo sobre o marketing jurídico, as limitações do Código de Ética e Disciplina. O marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair o seu público-alvo sem desrespeitar as limitações impostas pela OAB, mas o ideal é sempre estar bem atento a essas normas e contratar profissionais especializados no assunto, afinal de contas, o advogado é indispensável à administração da justiça e ao publicitário a melhor maneira de divulgação dela, não é mesmo?
- Trabalhe com uma plataforma de conteúdo automatizada: Existem várias plataformas que automatizam a produção e publicação de conteúdos e podem facilitar a sua vida, como a Contentools para os conteúdos, RD station para a automação de marketing, entre outras no mercado.
- Defina os estágios de compra da sua persona: Nem todas as pessoas que encontram o seu escritório estão no mesmo estágio de compra e decisão. Algumas delas precisam contratar um advogado urgentemente, enquanto outras ainda estão estudando essa necessidade, certo? É importante publicar conteúdos voltados para cada um dos estágios de compra para que todas elas tenham as suas necessidades atendidas no momento certo e cheguem até o instante final de fechar negócio com o seu escritório.
Por que o seu escritório deve investir na produção de marketing de conteúdo jurídico?
Você já ouviu falar do case de sucesso do Koatz Advogados? Utilizando o marketing de conteúdo jurídico eles conseguiram se tornar referência na área previdenciária em todo o sul do país e chegaram a conquistar, em média, 20 novos clientes por dia. Com a estratégia certa, isso tudo também está ao seu alcance.
A publicação de conteúdos de valor faz com que o público enxergue o seu escritório como uma autoridade no assunto. E a melhor parte é que isso tudo é feito de forma legal e de acordo com o CED. O seu escritório será mais procurando devido à confiança e à credibilidade que ele passará para o mercado.
A combinação do marketing de conteúdo jurídico com o inbound marketing
O marketing de conteúdo jurídico tem muito a oferecer ao seu escritório de advocacia. Combinado com o inbound marketing, você pode gerar mais autoridade para o seu escritório e atrair o público interessado nos seus serviços – conseguindo conduzi-lo desde o primeiro contato com o seu escritório até o fechamento de um negócio.
Pode ser através de um conteúdo explicando sobre o adicional de insalubridade ou sobre o valor devido pelas horas extras, que um interessado vai conhecer o seu escritório trabalhista. Conforme ele vai consumindo os conteúdos, você pode utilizar as ferramentas do inbound marketing para guiá-lo pelos estágios de compra e entender de forma assertiva se realmente ele tem potencial para se tornar cliente do seu escritório.
Uma pessoa que acessa os seus conteúdos e já conhece o escritório está mais propícia a marcar uma reunião e fechar um negócio do que aquelas que nunca ouviram falar sobre a sua marca, não é? Isso reforça a importância de gerar conteúdos de qualidade e explorar as possibilidades que só inbound marketing pode oferecer.
E então, o que está faltando para o seu escritório produzir conteúdo e se tornar referência no mercado?
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: advogados, escritório de advocacia, inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital