Marketing de conteúdo para médicos: como aumentar o número de consultas em sua clínica?

Existem diversas estratégias para captar pacientes para a sua clínica médica. Entre elas, o marketing de conteúdo para médicos ganha destaque como uma excelente forma de aumentar o número de consultas agendadas. Para você entender melhor, é preciso ter em mente que, na área médica, existem duas maneiras de se conseguir um paciente: indicação e autoridade no mercado.

Você não quer ficar dependendo apenas das indicações, não é mesmo? Principalmente nos dias atuais, seria muito complicado deixar o sucesso da sua clínica médica nas mãos das indicações. Mas como você poderia otimizar a captação de clientes? A publicação de conteúdos relevantes podem ajudá-lo a construir uma grande autoridade no seu mercado.

Veremos o que é o marketing de conteúdo para médicos e como essa estratégia pode aumentar o número de consultas em sua clínica!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Você já reparou como é cada vez maior o número de empresas que publicam artigos, vídeos e outros formatos de conteúdos para o seu público? Em vez de utilizar os canais de comunicação com o público apenas para promover os seus serviços, um nutricionista, por exemplo, deve apostar em conteúdos que falam sobre os benefícios de uma alimentação natural e que estimulam uma vida mais saudável, dessa forma, seu paciente não sente que estão querendo vender algo para ele, mas sim, ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.

Essa é a aplicação do marketing de conteúdo na prática. Ele poderia ser conceituado como uma estratégia que busca aumentar o engajamento do público-alvo através da publicação de conteúdos relevantes e valiosos. O seu objetivo é atrair e envolver o consumidor, aumentando o valor percebido em relação à sua marca.

Ou seja, você publica conteúdos que sejam do interesse do seu público. Isso faz com que eles acompanhem e se interessem pelo que você tem a dizer, criando um vínculo com a sua imagem. Assim, sua clínica médica ganha autoridade no mercado e conquista uma audiência cada vez maior – o que resulta em mais consultas marcadas.

Como seria uma estratégia de marketing de conteúdo para médicos?

Uma estratégia baseada em conteúdos parece muito legal, mas como você pode aplicar o marketing de conteúdo para médicos? Imagine um dermatologista que mantém publicações periódicas tirando dúvidas sobre acne, dando dicas sobre cuidados com a pele, explicando sobre métodos de tratamento e alertando sobre riscos que seus pacientes correm ao adotar tratamentos caseiros.

Tudo isso ajuda esse profissional a construir uma autoridade no mercado – afinal, qualquer pessoa que encontrar esses conteúdos na internet ou redes sociais, perceberá um grande valor nas informações. Além disso, estar na internet é uma ótima forma de ser visto pelo público-alvo que está em busca de bons profissionais nos momentos de dor e dúvidas.

A melhor parte é que o marketing de conteúdo para médicos pode ser adaptado para qualquer área de especialização. O Dr. Sergio Azevedo é um ótimo exemplo da aplicação dessa estratégia. Ele é um profissional que trabalha com cirurgias plásticas e posta em seu blog materiais educativos para o público que tem interesse em seus serviços.

Para que o marketing de conteúdo para médicos seja colocado em prática e alcance bons resultados, basta que você preste atenção em alguns aspectos básicos:

  • Defina suas personas: Uma persona é um personagem semi-fictício que possui as características principais dos seus clientes. Fazer essa definição é muito importante para que você possa direcionar a sua comunicação e compreender melhor as necessidades dos seus pacientes.
  • Crie conteúdos de fácil entendimento: Os conteúdos que você publica devem ser considerados relevantes pelo público, ou seja, eles devem ser informativos e compreendidos facilmente.
  • Fique atento às restrições do CFM. Vimos no artigo sobre marketing digital para médicos sobre as normas impostas pelo CFM. É essencial estar atento às exigências feitas para que você execute a sua estratégia sem maiores preocupações. Para isso, é claro, contrate profissionais especializados na área médica.
  • Utilize as plataformas certas. Existem diversas plataformas que automatizam a criação e publicação de conteúdos, facilitando a aplicação do marketing de conteúdo para médicos. Entre as plataformas mais conhecidas estão a Contentools para geração de conteúdos e a RD Station para automação de marketing.
  • Defina os estágios de compra da sua persona. Nem toda audiência está no mesmo estágio de compra. Alguns acabaram de conhecer a sua clínica, enquanto outros estão prestes a agendar uma consulta. Por isso é preciso produzir conteúdos diferentes para cada momento de compra e dar uma atenção especial em cada caso, para que assim,  sua estratégia seja bem-sucedida.

Por que o seu consultório deve investir na produção de marketing de conteúdo para médicos?

Vimos no início deste artigo que depender apenas de indicações para captar novos clientes não é uma boa estratégia para a sua clínica médica. Por outro lado, criar uma reputação no mercado apenas dependendo do “boca a boca” pode levar anos. Com o marketing de conteúdo para médicos você pode começar agora mesmo a construir a sua autoridade no mercado e aumentar o número de consultas.

Mesmo com as limitações impostas pelo CFM, a sua clínica pode ser bem-sucedida na captação de novos clientes agindo de forma legal. A publicação de conteúdos de valor elevam a confiança e a credibilidade que os pacientes têm em relação à sua marca. Os resultados certamente poderão ser notados no desempenho financeiro da clínica.

A relação entre o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing

Apesar de muitos médicos e profissionais da área de saúde enfrentarem dificuldades em entender as diferenças entre o marketing de conteúdo e o inbound marketing, é preciso compreender que essas estratégias funcionam em conjunto. A publicação de conteúdos pode ser vista como o motor principal para atrair e envolver o público interessado – mas é uma estratégia completa de inbound marketing que conduzirá o seu paciente até a sua clínica.

Quanto mais interessado e envolvido com o seu consultório o paciente estiver, mas inclinado ele estará a agendar uma consulta. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para os médicos mais novos que desejam entrar em áreas mais competitivas e adquirir credibilidade no mercado.

Você ficou interessado em aplicar tudo isso na sua clínica? Solicite agora uma estratégia de marketing digital para a sua clínica!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.