Marketing no Instagram: você está fazendo isto certo?

Parte do portfólio de marcas do Facebook (após ser adquirido pela empresa em 2012 por US$ 1 bilhão), o Instagram conta com uma base de 600 milhões de usuários e é largamente usada no país. De fato, o Brasil é o segundo país com mais cadastrados na rede social que registra 1 milhão de usuários por mês no país. Muitas empresas já estão divulgando seus negócios e diversificando suas estratégias de marketing no Instagram. Neste ano de 2017 é estimada uma receita global de US$ 2,81 bilhões de venda de espaços publicitários na rede no formato mobile, superando gigantes do mercado como Google e Twitter.

Os números mostram que há um potencial gigantesco de que seu público esteja no Instagram. Que tal aproveitar essas potencialidades?

Para isso, confira, a seguir, as opções de divulgação na plataforma, entenda o que mudou com o Instagram Ads e saiba quais são as melhores práticas para obter os melhores resultados possíveis. Vamos lá?

Instagram Ads: o marketing no Instagram integrado à mídia paga

O Instagram Ads estreou no Brasil em abril de 2015, oferecendo não só o espaço de mídia, como também serviço de consultoria e parceria criativa para agências e anunciantes. Vinculando o Instagram à conta de Facebook, é possível administrar os anúncios da plataforma.

A configuração é simples e rápida. É possível, inclusive, criar anúncios no Instagram diretamente pelo Facebook mesmo sem uma conta no aplicativo. Mas é recomendado sempre pesquisar se o seu público faz uso do Instagram e, sendo o caso, criar uma conta empresarial para ser vinculada ao Facebook.

É importante também atentar para o limite de caracteres na criação de campanhas integradas, pois Facebook e Instagram trabalham com limites diferentes. Campos como o título do anúncio no Facebook, por exemplo, são descartados pelo Instagram Ads. É sempre importante lembrar de checar a adequação de cada anúncio ao formato desejado.

O serviço possibilita também utilizar botões para ação (Call-To-Action) como “Saiba Mais”, “Comprar Agora”, “Fale Conosco”, entre outros. Dessa forma, o anúncio do Instagram Ads pode incentivar o público a realizar a ação desejada e a gerar resultados para o seu negócio.

Identificando seu público-alvo no Instagram

Cada empresa atrai um perfil diferente de público. Pesquise antecipadamente palavras-chave no Instagram em relação ao seu segmento de mercado, para que você e sua equipe possam enxergar as possibilidades que o canal oferece e planejar sua estratégia de marketing no Instagram de maneira adequada.

Cerca de 93% das marcas de artigos de luxo, por exemplo, têm presença no Instagram, com segmentos de moda e varejo sendo a presença mais crescente na rede. Já empresas mais focadas em B2B e de outros segmentos podem ter seu foco maior em outras mídias sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

Aproveitando o Instagram para geração de leads

Com o público definido, é o momento de conhecer quais estratégias de geração de leads podem ser implementadas com o Instagram. O marketing no Instagram, por ser uma mídia extremamente visual, tem espaços para CTAs bem definidos e que devem ser aproveitados ao máximo.

Tudo começa com a biografia do perfil, em que você pode apresentar a sua empresa de forma atraente para seus seguidores, além de linkar o site, blog ou landing page correspondente.

Outro formato amplamente utilizado no Instagram são os vídeos, embora fotos ainda sejam as campeãs de engajamento. Aproveite o conteúdo para redirecionar o seu público para um link externo relevante para a campanha.

Mantenha todo seu conteúdo responsivo

Por ser um aplicativo mobile, é vital que as landing pages, sites e blogs envolvidos em sua ação de marketing no Instagram sejam responsivos, ou seja, adaptados e com boa visualização em dispositivos móveis.

Inclusive, considerando o mercado atual que registra 90% de penetração dos smartphones no Brasil, um conteúdo responsivo já é praticamente obrigatório independentemente de como sua campanha digital está estruturada.

Segmentação de audiência

Por compartilhar da estrutura do Facebook Ads, o Instagram conta com ferramentas de segmentação no mesmo formato. Inúmeros filtros podem ser utilizados, tudo baseado nas informações disponibilizadas pelos usuários em ambas as redes.

É recomendado sempre realizar testes com diferentes audiências e analisar os resultados, otimizando o retorno do investimento realizado na campanha.

Utilizando #hashtags nas postagens

As hashtags do Instagram têm o papel de palavras-chave para busca na plataforma. Com base no conteúdo, da imagem e dos interesses do público, é possível direcionar a sua comunicação da forma mais precisa e que gere um retorno maior de acessos.

Uma boa estratégia para monitorar sua marca é criar uma hashtag própria, ligada a seu negócio. Isso também auxilia a aumentar a interação com o seu público.

Por fim…

O Instagram oferece um espaço segmentado e com alto potencial de retorno para empresas dos mais diversos segmentos. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é preciso, primeiramente, elaborar uma estratégia de marketing digital baseada em seus objetivos e na persona (público ideal) de seu negócio.

Outro cuidado fundamental é com a qualidade das imagens. Dê preferência para o compartilhamento de imagens próprias e exclusivas, com boa resolução e que sejam relevantes para seu público. Estimule a interação e os resultados com o uso de hashtags e crie anúncios segmentos no Instagram Ads. Aí, é só colher os resultados!

Sua empresa já utiliza o Instagram em sua estratégia de marketing digital? Você já conhecia o Instagram Ads? Deixe sua dúvida e compartilhe sua experiência nos comentários!

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.