O tamanho do texto é sempre uma grande questão em marketing de conteúdo. Às vezes a rede social define qual é o limite de caracteres, às vezes existem pesquisas que apontam para o tamanho ideal. Além da qualidade, o tamanho do conteúdo também é um fator importante na otimização das ações de marketing digital.
No artigo de hoje, saiba mais sobre como isso afeta os canais on-line e os resultados de suas ações de marketing de conteúdo. Confira agora!
Tamanho do conteúdo para blogs
A plataforma de publicação de conteúdos Medium realizou uma pesquisa e concluiu que textos que demandam uma média de 7 minutos para serem lidos chamavam mais atenção do público.
A média de leitura do ser humano comum é de 150 palavras por minuto, dependendo é claro, da afinidade do leitor com o tema, mas, geralmente, quando temos interesse em um assunto lemos muito acima da média.
Considerando um estudo com falantes da língua inglesa, concluiu-se que a velocidade de leitura alcançou uma média de 300 palavras por minuto. Portanto, o tamanho máximo ideal para um conteúdo para blogs seria de até 2.100 palavras no corpo do texto.
Claro que essa medida ideal de 2.100 palavras aplica-se à facilidade na leitura e, no caso das pesquisas do Google, está relacionada a uma prática de SEO.
No entanto, é preciso também pesquisar o tráfego orgânico e o tamanho do conteúdo de seu blog, pois variações podem ocorrer de acordo com a média de leitura e a afinidade do seu público.
Já quando falamos de título de publicações, tudo depende de seus objetivos e do local em que esse título irá aparecer. Em SEO, provavelmente será dada a preferência por palavras-chave.
Otimização
No Google, o resultado das pesquisas geralmente mostra os primeiros 50 a 60 caracteres do título. Para garantir uma boa visualização, portanto, é recomendado manter o título de seu blog post com até 60 caracteres.
Dica: a ferramenta Title Tag da Moz, ajuda a pré-visualizar como o título apareceria nos resultados orgânicos.
A otimização também deve ser pensada ao compartilhar o blog post em uma rede social. Pensando no Twitter, por exemplo, o limite de 140 caracteres já é descontado pelo endereço (que, com um encurtador de links como o Bitly, ocupa, em média, 23 caracteres). Isso nos deixa com 116 caracteres pro título e algum texto de apoio, fora a pontuação!
Tamanho do conteúdo para redes sociais
Redes como o Facebook permitem um limite de 63.206 caracteres, como os populares “textões” já nos indicaram. Mas, para marketing de conteúdo, é preciso ser sucinto. De acordo com especialistas em social media, cerca de 40 caracteres é próximo do ideal.
Isso vale para vídeos também. Conforme pesquisas, dois minutos é o tempo ideal para prender a atenção de seu público em um vídeo no Facebook.
Em redes de microblogging como Twitter e Snapchat, a capacidade de síntese precisa ser ainda maior. É recomendado manter entre 120 e 130 caracteres em um tweet e não exagerar nas hashtags. Segundo dados, mais de duas hashtags já fazem o tweet perder 17% de seu poder de engajamento.
Fique atento aos metadados
Chamamos de metadados o atributo HTML em que temos uma descrição do que vemos na página.
Ele pode ser visualizado na descrição dos resultados do Google e até mesmo as redes sociais geram seus metadados na busca. O valor ideal para metadescrições é de 155 caracteres.
Otimizar o tamanho e o tempo de suas ações de marketing digital é importante para que seu público se torne mais engajado. Mas lembre-se de que, apesar das pesquisas e números ideais, como tudo em marketing, o tamanho dos conteúdos não é uma ciência exata.
Caso você tenha resultados de médias de leitura muito maiores ou menores, ou perfis de público diferenciados que prefiram textos maiores, fique à vontade para experimentar. O importante é que sua audiência cresça e responda melhor ao seu conteúdo.
Quais técnicas de otimização de conteúdo você utiliza em seus canais digitais? Que tamanho de conteúdo você adota em seus canais? Compartilhe suas experiências conosco!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: blog, marketing de conteúdo, otimização de conteúdo, redes sociais, tamanho do conteúdo