Como utilizar o Inbound Marketing para gerar Up-sell e Cross-sell?

Empresários, profissionais de marketing, agências, empreendedores digitais e qualquer pessoa que invista em Inbound Marketing têm um desejo em comum: diminuir custos e aumentar o seu ticket médio. Por isso, algumas dúvidas comuns permeiam a hora de traçar estratégias para alcançar esse objetivo e a principal é “onde e como investir?”. Nesse artigo você aprenderá duas técnicas de Inbound Marketing: Up-selling e Cross-selling que te ajudarão a conquistar seu objetivo. Confira!

Up-sell: turbinando os lucros

Se você for a uma loja virtual comprar um novo notebook e por um valor de 40 reais a mais você receber a oferta de um notebook com uma memória maior e software mais moderno é uma estratégia de Up-selling.

Através do Inbound Marketing você envolverá o cliente oferecendo um produto mais caro e com um retorno melhor, como um plano VIP ou Premium com o objetivo de turbinar seus lucros.

Como utilizar a estratégia de Inbound aliada ao Up-sell

Ao contrário do que se pensa, mesmo possuindo uma lista qualificada, você não pode enviar a oferta VIP aleatoriamente e esperar um alto número de conversão. Muitas questões influenciam diretamente para o sucesso da Up-sell, uma delas é o perfil do cliente. Se você não conhecer a sua persona, como e por que ela adquiriu seu produto ou serviço, a aplicação dessa técnica pode fracassar drasticamente. Por isso, é preciso atrair antes de apresentar a oferta.

Se seu produto ou serviço possui planos diferenciados, a dica é: oferecer um conteúdo qualificado em posts para que ele aprenda como determinado produto pode ajudá-lo a melhorar a performance do equipamento que ele pretende adquirir. Assim, ele criará a necessidade de aquisição.

Durante esse tempo, relacione-se com a lista, apresente os diferenciais do seu produto e venda somente após criar um relacionamento com o seu lead.

Cross-sell: melhorando a experiência com a sua marca

Dando sequência ao exemplo anterior, digamos que você não aceitou pagar 40 reais a mais por memória adicional e um software mais moderno. No entanto, já conhece a loja virtual e gosta da experiência oferecida por ela.

Certo dia você a acessa e ela te apresenta um HD externo super eficiente para a sua máquina. Em seguida, explica que o acessório harmoniza com o notebook e uma série de outras informações. A loja acabou de fazer um Cross-selling, ou seja, apresentou um produto que complementa aquele que você já adquiriu ou adquirirá.

Como utilizar o Inbound Marketing neste caso

Essa técnica assim como o Cross-sell tem o objetivo de fidelizar e, claro, aumentar seu ticket médio com custo reduzido.

O custo é reduzido pelo seguinte fator: você possui uma lista, que já conhece sua marca e adquiriu ou pretende adquirir um produto ou serviço. Caso opte pelo Cross-sell concentre-se em oferecer soluções simples que realmente tenham ligação com o produto que o cliente já adquiriu ou está adquirindo.

Neste caso, por exemplo, você pode oferecer um e-book, posts em blog ou até mesmo uma newsletter periódica para o seu lead em adição ao que você já apresentou de conteúdo para qualificá-lo.

Os benefícios de unir estratégias

Em ambas as técnicas é importante ter foco, envolver, conhecer a necessidade do cliente e aproveitar a oportunidade. O Inbound Marketing traz mais eficiência para o processo de venda, qualifica o lead, mostra-a ele como tirar o melhor do produto que ele adquire, fidelizando-o a sua marca, o que fará com que você possam lhe oferecer novos produtos futuramente.

Quer saber mais sobre como o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa? Não deixe de ler: Como potencializar as vendas com Inbound Marketing?

Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.