Se você é uma pessoa antenada nas novidades da web, certamente já ouviu falar em duas das principais estratégias de marketing digital da atualidade: o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Apesar de receberem nomenclaturas distintas, ambas funcionam muito bem quando alinhadas, gerando resultados efetivos e permanentes para diversos tipos de negócio. Nesse artigo, você saberá quais são as principais diferenças entre Inbound marketing e Marketing de conteúdo e como utilizá-las em sincronia. Acompanhe!
O que é o Marketing de Conteúdo?
Uma dúvida muito comum para empreendedores digitais iniciantes é: afinal, o que é Marketing de Conteúdo? Antes de responder a essa pergunta, é importante que você saiba que ele é responsável por mais de 90% dos cliques na internet — uma parcela considerável para quem quer investir em marketing online.
O ambiente web é concorrido. O usuário de internet é bombardeado por informações e anúncios constantemente. Pensando nisso, as empresas passaram a prestar serviços para chamar a atenção dos consumidores, criando conteúdo agradável e útil para engajá-los.
Nasceu então há muito tempo atrás o Marketing de Conteúdo, uma estratégia cujo objetivo é favorecer o internauta de alguma maneira, estabelecer um relacionamento contínuo e aumentar a credibilidade da marca.
Existem diversos formatos de conteúdo, por exemplo:
- Artigos no blog;
- Vídeos;
- Apresentações de Slides;
- Imagens;
- Infográficos;
- Webinars;
- eBooks.
O importante é ter em mente que ele é desenvolvido para auxiliar o consumidor em temas nos quais o seu negócio é especialista.
O que é o Inbound Marketing?
Não adianta apenas oferecer benefícios sem manter a rentabilidade do negócio, não é mesmo? Por isso, desenvolveu-se uma técnica baseada no funil de vendas, o Inbound Marketing, cuja meta final é a de qualquer outra empresa: vender!
Em uma comparação com a esfera real, o Inbound Marketing seria uma parede, ao passo em que o Marketing de Conteúdo seriam os tijolos que a compõem.
Em outras palavras, o Inbound Marketing utiliza-se da criação de conteúdo para atrair o consumidor, engajá-lo, educá-lo e, enfim, fechar um negócio. Cada uma das etapas possui diferentes objetivos, mas, ao final, você terá a chance de fazer uma oferta no momento oportuno, quando o consumidor estará mais apto a fazer uma compra.
As fases do funil de vendas são:
Atração
A primeira etapa, onde é criada a maior parte do conteúdo, com o objetivo de fisgar o usuário por meio de artigos relevantes e otimizados para mecanismos de buscas. Também usam-se as redes sociais para divulgação.
Todos os artigos devem incluir uma chamada para a ação, seja convidando o usuário a assinar a newsletter, fazer um comentário ou compartilhar o conteúdo a que ele acabou de ter acesso.
Conversão
A partir do instante em que o internauta solicita receber informações acerca do seu produto ou serviço, é chegada a hora de nutri-lo com informações mais específicas através do e-mail marketing. Note que esse é um filtro bastante acurado, pois você acaba de segmentar apenas usuários que têm interesse no tema.
Relacionamento
A terceira etapa é uma das mais importantes do funil de vendas, pois a empresa começa efetivamente criar um relacionamento com os potenciais clientes. Agora é nutrir esse lead, de maneira que ele se torne qualificado para se transformar em um cliente. Um conteúdo de valor e que realmente seja relevante para sua persona, é imprescindível nesta etapa.
Vendas
A quarta etapa é o momento de fechar a venda e transformar um lead em um cliente real para seu negócio. O foco principal do trabalho nessa etapa deve ser de entender com exatidão qual o objetivo do lead no contato com sua empresa, de maneira que ele seja qualificado para otimizar o trabalho do seu time de vendas. A integração entre marketing e vendas é fundamental para que esse processo funcione perfeitamente.
Agora que entendeu as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo exclusivo!
- Última atualização: 27 de maio de 2020
- Tags: Diferença entre eles, inbound marketing, marketing de conteúdo