Data marketing: como usar essa estratégia para gerar mais autoridade para o seu negócio

Já pensou em usar dados para elevar os resultados da sua empresa? É o que promete o data marketing, metodologia de trabalho baseada no big data.

Usando os dados gerados pelos seus usuários, por exemplo, é possível tomar decisões baseadas nessas informações, o que aumenta as chances de sucesso das suas campanhas de marketing.

Conforme estudo da empresa Certain, organizações que implementaram data marketing tiveram, em média, um aumento entre 10 e 20% em seu retorno sobre investimento (ROI).

Logo, ignorar o uso de dados pode comprometer os resultados da sua empresa no mercado.

Ficou curioso e quer saber mais sobre data marketing? Então, este artigo é para você! Confira!

Afinal, o que é data marketing?

Também conhecido como data driven marketing, o data marketing consta do uso de dados como eixo central da tomada de decisões em marketing. 

Da definição de público-alvo, a escolha de um novo canal e definição das campanhas, passando pela produção de um conteúdo, todos os processos podem ser orientados por dados.

Contudo, é preciso ter em mente que, somente os dados brutos não revelam nada. 

Um gráfico pode evidenciar o perfil do seu público, mas como isso pode ser usado para melhorar os resultados?

Para transformar dados em estratégia, é preciso contar com ferramentas de coleta e tratamento desses dados.

Alia-se a esses recursos o conhecimento dos profissionais da área de marketing para transformar essas informações e ideias que sejam úteis para o aprimoramento das estratégias.

Dados e marketing de conteúdo

Com a ampliação do marketing digital, as práticas do data marketing se tornaram mais comuns.

Isso porque, antes, por exemplo, as estratégias de marketing procuravam dados do mercado para definir o público ou as mídias de uma campanha. 

No entanto, não localizava a precisão necessária e o volume de dados que a internet proporciona.

Mas, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível identificar todos os passos dos clientes, dos visitantes do seu site e até dos seus concorrentes.

Com os dados gerados na web, também é possível fazer o monitoramento do desempenho de todas as ações de marketing realizadas.

Assim, com a análise dos dados, é possível contar com essas informações para tomar decisões mais precisas, o que otimiza o tempo e, principalmente, o orçamento.

Ou seja, ao contar com o data marketing você eleva as chances de sucesso das campanhas, ao mesmo tempo em que conta com a inteligência dos dados para garantir uma melhor performance.

Por que usar o data marketing na geração de conteúdo da minha empresa?

Já pensou em investir somente o necessário para atrair o perfil de cliente ideal para a sua empresa? Isso é possível com os recursos do data marketing.

Funciona assim: com os dados em mãos, a equipe de marketing pode criar conteúdos relevantes para a sua audiência.

A partir disso, a marca da sua empresa começa a atrair o interesse da persona e, consequentemente, as chances de fechar negócios aumentam.

Nesse cenário, o data marketing serve de base para o inbound marketing.

Dessa forma, orientando as decisões do marketing de conteúdo por dados, você consegue orientar as estratégias de uma maneira bastante eficiente, otimizando os recursos.

Quais são as vantagens de usar o data marketing no meu negócio?

Além da otimização dos recursos e esforços de marketing, é possível oferecer um conteúdo altamente pertinente aos interesses do seu consumidor ideal.

Mas, as vantagens não param por aí. Veja a seguir as principais vantagens de se investir em data marketing.

Personaliza a experiência de compra

Com o perfil das personas da sua empresa em mãos, é possível fazer o cruzamento de históricos dos dados desses clientes, analisar o que eles compram pela internet, entre outras variáveis.

Com isso, é possível encontrar padrões, e a sua equipe de marketing pode criar campanhas com base nessas informações, agregando valor ao produto ou serviço da sua marca. 

Melhora as estratégias de marketing

O aprimoramento contínuo das ações de marketing é fundamental para que o negócio alcance os patamares desejados.

Ao contar com as informações do data marketing, você e sua equipe têm as ferramentas necessárias para segmentar e aumentar o alcance das campanhas de marketing.

Caso estruturado da maneira adequada, esses esforços refletem de maneira positiva nos resultados em vendas.

Precificação mais estratégica

Para manter um negócio competitivo, é preciso considerar diversas variáveis, entre elas, a margem de lucro, certo?

Ao contar com uma análise mais precisa dos seus concorrentes e potenciais consumidores, você eleva as chances de oferecer produtos com preços mais competitivos, ao mesmo tempo em que mantém as margens de faturamento da empresa em alta.

Logo, ao contar com o data marketing, você tem todas as informações para desenhar as estratégias de mercado e vender mais!

Como colocar o data marketing em prática na minha empresa?

Agora que você já sabe as vantagens do data marketing para as suas estratégias de marketing e vendas, deve estar se perguntando como implantar na sua empresa, certo?

O primeiro passo para isso é fazer um planejamento eficiente dos procedimentos de marketing, que partem desde a coleta até a verificação desses dados.

Você precisa trabalhar tendo em mente quais são os objetivos da sua empresa para aumentar a eficiência das ações.

Isso colabora para que as ações em busca dos resultados desejados sejam alcançadas com maior facilidade.

A partir dessas primeiras considerações, veja como estruturar o data marketing na sua empresa!

Crie uma cultura data driven

Dificilmente as ações de data marketing serão efetivadas se a organização não tiver consolidada uma cultura de uso de dados.

Caso essa não seja ainda uma realidade presente na sua empresa, é possível começar o quanto antes, treinando e capacitando a liderança para que eles possam compartilhar esse conhecimento entre os funcionários.

Assim, quando essa cultura for absorvida por todos os membros da organização, as decisões poderão ser baseadas nesses dados, otimizando toda a operação do negócio.

A cultura do uso de dados vale para toda a empresa, visto que as informações circulam entre as equipes de diversos setores.

Os dados extraídos das ações de marketing de conteúdo, por exemplo,  podem gerar informações úteis para a área financeira.

Já a equipe comercial pode trazer dados relevantes para as pautas de marketing de conteúdo.

Identifique os dados a serem monitorados

Diante de uma infinidade de informações, é preciso se planejar muito bem para não se perder. Assim, você precisa ter em mente o que priorizar ao monitorar e fazer as análises desses dados.

Uma maneira eficiente de fazer isso é estabelecer uma escala de prioridades, tendo como base os objetivos desenhados no planejamento de marketing.

A partir disso, você pode, por exemplo, saber quais serão os indicadores-chave de desempenho a serem monitorados, a exemplo da quantidade de acessos aos conteúdos, interação e engajamento.

Com isso, o data marketing priorizará métricas de alcance, como a posição de ranking nos resultados do Google.

Estude bastante a sua audiência

Antes da internet se popularizar pelo mundo, as estratégias de marketing envolviam, basicamente,  entender os dados de localização, perfil demográfico, gênero e idade do público-alvo.

Mas, apesar desses dados ainda serem relevantes, apenas eles não são capazes de tornar mais profundos os conhecimentos acerca dos comportamentos, interesses e também de motivações dos consumidores atuais.

É por isso que as estratégias de marketing digital, o que inclui a produção de conteúdo, precisam estabelecer de forma mais efetiva as necessidades de cada público, levando em conta o que eles precisam saber a cada estágio do funil de vendas. 

É nessa hora que o uso de dados podem ser úteis para reconhecer quais são as dúvidas e necessidades dessas pessoas. 

A partir disso, é possível apostar na criação de conteúdos relevantes e que ajudem as pessoas a resolverem os seus problemas. 

Com isso, a empresa se torna útil, o que também contribui para a geração de valor para a marca.

Utilize mais de um tipo de dado

O uso de dados no marketing pode ser utilizado para coletar diferentes tipos de informações. Dessa forma, classificá-los é muito importante para um maior entendimento.

A princípio, os dados capturados podem ser classificados em primários e secundários. Saiba mais sobre eles a seguir!

Dados primários

Os dados primários representam o primeiro contato do potencial cliente com a marca, e são usados para que a empresa tenha condição de analisar de forma mais consistente os seus públicos, e responder questões específicas.

Geralmente, são coletados através de:

  • Questionários
  • Entrevistas
  • Grupos focais
  • Cookies de ferramentas de web analytics
  • Mapas de calor
  • Pesquisas de feedback
  • Etnografia ou netnografia

Dados secundários

Os dados secundários dizem respeito a dados que já foram coletados em momentos anteriores, inclusive por outras empresas, sendo privadas ou públicas.

Eles são usados, em especial, para identificar tendências do setor, sendo coletados por meio de:

  • Publicações do governo
  • Publicações e relatórios de institutos de pesquisa
  • Estudos de associações profissionais 
  • Trabalhos acadêmicos
  • Reportagens de jornais e revistas

Os dados secundários também trabalham informações quantitativas e qualitativas. De modo geral, as pesquisas quantitativas na esfera do marketing são coletadas por meio de questionários.

Dessa forma, conseguem alcançar um número maior de pessoas e revelar padrões comportamentais. No entanto, não são capazes de trazer respostas aprofundadas.

Em contrapartida, os dados qualitativos abrangem um número menor de pessoas e, por isso, não podem ser considerados como um comportamento geral da população.

Contudo, são capazes de evidenciar características profundas, que colaboram para elucidar sobre as motivações e os comportamentos da amostra de público.

Tenha ferramentas de coleta e análise de dados

Para coletar os dados e prosseguir com as análises, é fundamental contar com a ajuda de ferramentas.

Com a ajuda desses recursos, é possível consolidar as informações e transformá-las em gráficos e relatórios, possibilitando uma melhor compreensão.

Além disso, também podem ser usados para gerar novas ideias, que podem promover melhorias para o negócio.

Logo, para implantar o data marketing na sua empresa, você precisa considerar um orçamento para a aquisição de softwares.

Quais são as principais ferramentas de data marketing?

Como mencionamos, para implantar o data marketing na sua empresa, você precisa contar com ferramentas para coletar e organizar esses dados.

Para ajudar você, separamos algumas das principais ferramentas utilizadas para data marketing. Acompanhe!

Google Analytics

Uma das ferramentas mais úteis e também básicas para quem trabalha com dados no ambiente online, o Google Analytics gera relatórios e gráficos, nos quais você pode extrair as seguintes informações para o seu planejamento de marketing digital:

  • perfil do público;
  • palavras-chave;
  • identificar conteúdos que possuem melhor desempenho;
  • canais que geram mais tráfego.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que revela quais são as tendências de pesquisa no Google. 

Um dos diferenciais desse recurso é que ele  classifica dados por tempo real (nos últimos sete dias) ou por um intervalo específico (de 2004 a 36 horas atrás).

Basicamente, essa ferramenta pode ser utilizada para tudo, desde saber informações sobre o tempo até conseguir dados sobre os produtos e serviços que possuem demandas em diversos países. 

Google Data Studio

Já pensou em contar com painéis personalizados, responsivos e interativos para criar as suas campanhas?

Some a isso diferentes formatos de gráficos para acompanhar os KPIs da sua estratégia de conteúdo. Perfeito, não?

Tudo isso é possível com o Google Data Studio, que é uma plataforma para criação de dashboards com as informações que você precisa para fazer o monitoramento ou apresentação da sua marca.

SEMrush

Se você quer aumentar a eficiência do marketing de conteúdo da sua empresa, precisa ficar atento ao SEMrush.

Essa é uma ferramenta que faz análises de SEO, e também gera importantes dados para as estratégias de conteúdo. Com esse recurso, é possível:

  • monitorar concorrentes e referências do mercado;
  • fazer pesquisas de palavras-chave para planejar pautas;
  • descobrir lacunas de palavras-chave e conteúdos dos concorrentes;
  • receber orientações de otimização do conteúdo;
  • descobrir tópicos que interessam ao seu público.

Como vimos,  basear as suas estratégias de marketing em dados é uma necessidade cada vez maior, ainda mais com a transformação digital e o fortalecimento das mídias online.

Nesse cenário, contar com as ferramentas de data marketing para fazer as adaptações necessárias no seu negócio é fundamental para melhorar toda a operação e também tomar decisões de forma mais estratégica.

Gostou deste artigo sobre data marketing? Precisa de ajuda para otimizar essa estratégia junto ao seu negócio? Então, entre em contato para saber como podemos ajudá-lo!

  • Última atualização: 13 de janeiro de 2022
Fábio Maciel
Sou fundador da Resulttado, uma agência digital focada em estratégias de Marketing Digital e Vendas, que, ajuda cada vez mais as empresas a alcançarem sua melhor performance em seus negócios.